Geral

Escolas estaduais estão a todo vapor nos preparativos para o Enem 2016

16/06/2016
Escolas estaduais estão a todo vapor nos preparativos para o Enem 2016
Professores da Escola Estadual Aurelina Palmeira Melo, no Vergel, ofertam aulas para os estudantes, ex-alunos e moradores da região (Foto: Valdir Rocha)

Professores da Escola Estadual Aurelina Palmeira Melo, no Vergel, ofertam aulas para os estudantes, ex-alunos e moradores da região (Foto: Valdir Rocha)

Muitas escolas da rede pública estadual já entraram no clima do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e começaram a realizar aulões preparatórios. É o caso da Escola Estadual Aurelina Palmeira Melo, localizada no bairro do Vergel do Lago, na capital alagoana. Em 2016, mais de 143 mil candidatos confirmaram a inscrição em Alagoas.

Na unidade, os professores ofertam aulas para os estudantes, ex-alunos e moradores da região. As revisões ocorrem pelo menos duas vezes ao mês, sempre aos sábados. Para participar, o candidato precisa apenas se inscrever na escola gratuitamente e querer adquirir novos conhecimentos.

 

O professor de português Sandro Basílio explica que, em 2016, os aulões foram iniciados no dia 4 de junho e vão até às vésperas do exame. “Em média, são 70 pessoas que participam. Quando o número é alto, as aulas são ministradas no pátio, com auxílio de datashow e microfone. Caso o número seja menor, utilizamos as salas de aula”, explica.

Ferramentas digitais – Os alunos vão poder contar também com a tecnologia para auxiliar no cronograma de estudo. O Ministério da Educação (MEC) disponibliza conteúdos e videoaulas online; além do aplicativo para smartphones “Enem 2016”. A ferramenta digital, que está disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Store, possibilita o acompanhamento das informações sobre as etapas do exame, mantendo os estudantes atualizados.

O Hora do Enem é um programa onde o candidato desenvolve um cronograma de estudo para o perfil de cada aluno, de acordo com as suas dificuldades. O projeto oferta ainda o programa de TV, simulados on-line e vídeos aplicativos pelo site http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/home.

Além dessas duas possibilidades, o MEC disponibilizou a ferramenta chamada “MECFLIX”, que disponibiliza videoaulas e vídeos explicativos às pessoas. No canal, a pessoa pode salvar os conteúdos que achar interessante, avaliar o material fornecido, personalizar a exibição das videoaulas, além de compartilhar as playlists, dando dicas a outros candidatos.

Para acessar o conteúdo, o candidato deve visitar o endereço eletrônicohttp://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/MECflix.

Inscrições – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que mais de 8,6 milhões de inscrições foram confirmadas para a edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Brasil. Em Alagoas, mais de 143 mil estudantes confirmaram a participação nas provas. O valor da inscrição este ano foi de R$ 68. O valor arrecadado nacionalmente foi superior a R$ 136,2 milhões.

De acordo com o Inep, no Estado, o número de participantes aumentou em comparação a edição anterior do Enem, que registrou 137,6 mil candidatos. O exame será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões abrem às 12h, fecham às 13h, no horário de Brasília.

No primeiro dia, quando serão realizados os testes de Ciências Humanas e da Natureza, o exame terá a duração de 4h30. Já no segundo dia, nos testes de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, a duração será de 5h30.

Certificação – A superintendente de Orientação e Supervisão Escolar, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Juliana Souza Cahet, informou que, de acordo com o último levantamento do Inep, mais de 18 mil candidatos pediram a certificação da prova. Se esse número for mantido, o montante será maior do que em 2015, quando cerca de 16 mil inscritos pediram o atestado.

 

O processo de certificação serve para comprovar que o aluno que não tem o ensino médio completo pode concluir os estudos pois, para o MEC, ele está apto para cursar uma universidade.

A superintendente explica ainda que em 2015, a Portaria 179 do Inep sofreu uma ratificação. “O aluno que estiver com 18 anos na data da primeira prova, e fizer 450 pontos em cada área, e 500 pontos na redação, pode solicitar posteriormente a certificação”.