Geral

Desenvolve conhece realidade de moradores das grotas beneficiadas por programa do Governo

08/06/2016
Desenvolve conhece realidade de moradores das grotas beneficiadas por programa do Governo
Ao longo dos próximos dois anos e meio, as 76 grotas de Maceió serão beneficiadas pelo Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças (Foto: Márcio Ferreira)

Ao longo dos próximos dois anos e meio, as 76 grotas de Maceió serão beneficiadas pelo Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças (Foto: Márcio Ferreira)

Como parte da implantação do Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças do Governo do Estado, que vai reformar escadas e pontilhões de 76 grotas da capital alagoana, a equipe da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) está realizando visitas às comunidades para conhecer a realidade dos moradores e dos pequenos negócios existentes e que são fundamentais para a sobrevivência de milhares de famílias daquelas áreas.

De acordo com o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, a iniciativa do governador Renan Filho determina o modo de trabalho deste governo, cujo foco é o bem-estar social. “Aquelas pessoas esperam, há pelo menos 25 anos, por melhorias na infraestrutura da região, garantindo mobilidade urbana e social. Enquanto atores da transformação da realidade econômica do Estado, nós, que fazemos a Desenvolve, temos a obrigação de acompanhar essas melhorias, ajudando a fortalecer os pequenos negócios presentes nas grotas”, afirmou Brito.

As obras serão executadas pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Ao longo dos próximos dois anos e meio, as 76 grotas de Maceió serão beneficiadas com a construção de 23 quilômetros de escadarias, 29 mil metros quadrados de passeios e 69 pontilhões.

Nesta quarta-feira (8), os agentes de crédito da Desenvolve percorreram os pequenos comércios da grota do Iraci, no bairro do Benedito Bentes, e conversaram com os proprietários apresentando as linhas de financiamento e as condições de pagamento da Agência mais favoráveis aos micro e pequenos empreendimentos.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, a criação e implantação de um projeto de desenvolvimento dos negócios afixados nas grotas, onde a população de baixa renda não tem acesso aos bancos e nem ao mercado produtivo, é um avanço. “Os inúmeros negócios existentes nesses bairros carecem de bancarização, acesso ao crédito orientado e sob medida, além de acompanhamento técnico”, apontou Leão.

 Foto: Eliete Amâncio

Para o pequeno comerciante de frangos abatidos João Ferreira, morador da região, essa é a oportunidade de alavancar a sua avícola e melhorar a renda da família. “Há cinco anos que abrimos nosso negócio e nunca tivemos acesso a crédito nessas condições, com juros baixos. Dessa forma, nós conseguimos pagar”, disse Ferreira que, com o recurso, pretende ampliar a venda de frangos de 250 quilos para 400 quilos por dia.

Nesta quinta-feira (9) a partir das 9h, o presidente Rafael Brito acompanhará o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, para a assinatura de mais uma ordem de serviço para o início das obras de construção de escadarias drenantes, pontilhões e passeios da grota do Iraci.

Com menos de uma semana do lançamento do programa, o governador Renan Filho já assinou três ordens de serviço, com início imediato das obras nas comunidades da grota do Pau D’Arco, grota da Macaxeira e Alto da Boa Vista.