Política

Deputados alagoanos prestigiam abertura da XX CNLE

02/06/2016
Deputados alagoanos prestigiam abertura da XX CNLE
Deputados estaduais durante a abertura da 20ª Conferência Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Aracaju. (Foto: Assessoria)

Deputados estaduais durante a abertura da 20ª Conferência Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Aracaju. (Foto: Assessoria)

A abertura oficial da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que acontece na cidade de Aracaju, aconteceu na noite desta quarta-feira, 01. O evento conta com mais de 1200 inscritos, entre parlamentares, autoridades, ministros, assessores legislativos, comitivas internacionais e estudantes.

Com o tema “Rediscutindo o Brasil”, o evento acontece até aproxima sexta-feira, 3, e tem como finalidade estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provoca o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais envolvendo os parlamentares estaduais na discussão de temas de interesse nacional. Antes da abertura, os participantes poderão assistir palestra do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, que teve como tema, ‘Governança pública – o desafio do Brasil’.

A comitiva de Alagoas esteve presente com os deputados Ronaldo Medeiros(PMDB), Isnaldo Bulhões (PMDB), Francisco Tenório (PMN), Gilvan Barros Filho (PSDB), Tarciso Freire (PP), Davi Davino Filho (PMDB), Jairzinho Lira (PMDB), Bruno Toledo (PROS), Alcides Andrade (PSD) e Inácio Loiola (PSB). O presidente da Casa, deputado Luiz Dantas, encaminhou uma mensagem saudando a todos do Poder Legislativo de Alagoas que estão prestigiando o evento e demonstrando que essa conferência possui um alto grau de significância, pela representatividade parlamentar e tradição da Unale, principalmente por se tratar de um evento que ocorre num momento de grande crise nacional. “Estamos, sobretudo, reunidos para construir saídas e responder às dificuldades, reafirmando a unidade dos entes federados, cujos parlamentos são fundamentais para o fortalecimento das instituições e a consolidação da democracia. Parabéns à Unale e nosso agradecimento a Sergipe, Estado anfitrião, pela acolhida. E viva o Brasil democrático”, diz a nota.

O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Sandro Locutor (PROS/ES), disse que a 20ª CNLE permitirá um intercâmbio de experiências proporcionando aos participantes ampliar a sua área de conhecimento e melhorar as políticas públicas. “Quero agradecer aos parlamentares, governadores, agentes legislativos, entidades nacionais, prefeitos presentes neste importante evento, de onde acreditamos que sairão muitos frutos para mudarmos o rumo de nosso País”, frisou.

A Conferência conta ainda, com as palestras do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa que falará sobre o ‘desenvolvimento e a segurança jurídica’; do ministro do STF, Dias Toffoli que terá como tema a ‘desburocratização, gestão nos serviços públicos e o pacto federativo; entre outras palestras que acontecerão durante os três dias de evento.