Geral

Controladoria institui o Observatório de Despesa Publica em Alagoas

07/06/2016
Controladoria institui o Observatório de Despesa Publica em Alagoas
Equipe responsável pelo Observatório participa de curso em Brasília (Foto: Agência Alagoas)

Equipe responsável pelo Observatório participa de curso em Brasília (Foto: Agência Alagoas)

A Controladoria Geral do Estado (CGE) instituiu, por meio da portaria nº 080, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (6), o Observatório da Despesa Pública do Estado de Alagoas (ODP/AL). Pela primeira vez, o Governo do Estado vai contar uma estrutura de monitoramento tecnológica que faz a análise e o acompanhamento dos gastos públicos do Estado.

A iniciativa visa identificar irregularidades procedimentais e promover o controle prévio dos gastos públicos, mediante a identificação de indícios de possíveis desvios de aplicação.

 

Com o Observatório, a CGE poderá sinalizar ao gestor pontos que podem ser objetos de análise. Também de acordo com a portaria será possível apontar os procedimentos de correição para a efetivação da transparência nas ações institucionais. Com a implantação do ODP, a expectativa da Controladoria é aprimorar o controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública.

A equipe responsável pelo Observatório iniciou, nesta segunda-feira (6), a capacitação para a execução dos trabalhos. O curso acontece até a próxima quinta-feira (9), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

O ODP é unidade permanente da Controladoria Geral da União (CGU), voltada à aplicação de metodologia científica, com tecnologia de ponta, para a produção de informações que visam subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas. O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) é parceiro da CGE nesta iniciativa, contribuindo com a parte tecnológica.