Geral

Coletiva seletiva começa nesta segunda (20) e premiará servidores

20/06/2016
Coletiva seletiva começa nesta segunda (20) e premiará servidores
Funcionário Edinilson dos Santos deposita material reciclável. (Foto: Pedro Neto)

Funcionário Edinilson dos Santos deposita material reciclável. (Foto: Pedro Neto)

Começou nesta segunda-feira (20) o programa de coleta seletiva do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A ideia partiu de servidores e tem o objetivo de coletar material reciclável, que seria jogado em lixo comum, para repassar à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), que funciona no bairro Cruz das Almas e atende 18 famílias.

O funcionário Edinilson dos Santos trouxe logo no primeiro dia mais de 4 kg de material reciclável entre latinhas e ferro. Ele considera importante o trabalho feito pelo TJ. “Todo dia a gente vai juntando garrafa, latinha, joga fora e vai deixando pra lá, invés de jogar lixo a gente junta no contêiner porque isso serve pra quem vive desse ramo”, explicou.

A idealizadora do projeto da coleta seletiva foi a servidora Diva Rosa Lima de Melo, lotada na subdireção do Tribunal. Ela sugeriu a iniciativa no primeiro edital interno de projetos do TJ/AL. Para Diva, o mais importante é conscientizar o público da importância de descartar o lixo da forma correta.

“Nosso objetivo é criar uma consciência social, que as pessoas comecem a aprender como realmente reciclar, porque muita gente não sabe que o lixo precisa ser limpo e que isso não dá muito trabalho, isso ajuda a fazer com que o lixo da gente vire comida e renda para famílias carentes”, disse.

Os servidores podem trazer todo tipo de material reciclável como papéis, plásticos, metais e vidros. Aqueles que trouxerem a maior quantidade de material reciclável serão premiados mensalmente, podendo escolher entre um kit de chocolates da Cacau Show, um almoço ou uma torta na lanchonete do Tribunal.

O recebimento no TJ/AL ocorrerá todas as segundas e terças-feiras, das 7h às 9h30 e das 13h às 14h30. Nas segundas, a entrega deverá ser feita no estacionamento interno do Tribunal. Já nas terças-feiras, será na garagem do subsolo. “Não é só trazer pra reciclar, mas sim se livrar da maneira certa daquilo que contamina o lixo e o meio ambiente também”, concluiu a servidora Diva Rosa.