Geral

Argentina atropela Bolívia já no primeiro tempo

15/06/2016
Argentina atropela Bolívia já no primeiro tempo
(Foto: Otto Greule Jr/Getty Images/AFP)

(Foto: Otto Greule Jr/Getty Images/AFP)

A Argentina não passou sustos diante da Bolívia e assegurou a liderança do Grupo D com uma vitória por 3 a 0, nesta terça-feira, em Seattle, pela terceira rodada da Copa América Centenário. O resultado manteve a equipe com 100% de aproveitamento e a levou aos nove pontos conquistados – três a mais que o vice-líder Chile. Nas quartas de final, os argentinos enfrentarão a Venezuela. Já a Bolívia, lanterna da chave sem nenhum ponto, está eliminada.

Para preservar os principais atletas argentinos, Gerardo ‘Tata’ Martino enviou a campo uma equipe mista e com Messi no banco de reservas. Logo o técnico percebeu que a estratégia tinha sido acertada. A Argentina fez um primeiro tempo fulminante e anotou três gols aos 12, 15 e 31 minutos da etapa. Lamela, Lavezzi e Victor Cuesta foram os autores dos tentos.

A partida contra a Venezuela será disputada no próximo sábado, às 20 horas (de Brasília), em Foxborough. A equipe comandada pelo ex-goleiro Rafael Dudamel foi a grande surpresa do Grupo C e provocou a eliminação precoce do Uruguai – apontado com um dos favoritos ao título. A expectativa é de que Messi inicie o confronto entre os titulares argentinos.

O goleiro boliviano conseguiu fazer uma defesa aos 45 minutos, após finalização de Higuaín da entrada da área. Para o segundo tempo, Tata Martino apostou nas entradas de Messi e Biglia nos lugares de Higuaín e Banega, respectivamente.

Querendo mostrar serviço, Biglia arriscou o chute, aos nove minutos, e exigiu outra defesa de Lampe. Já aos 11, a Bolívia assustou pela primeira vez com uma finalização de Campos que passou próxima à trave direita. Messi, aos 15, respondeu para a Argentina ao cobrar uma falta com muito perigo – o tiro foi para fora.

Apesar de ter Messi em campo, a Argentina tirou o pé do acelerador e só administrou a vantagem que construiu na etapa inicial. Como não sofria ameaças da Bolívia, eram raras as investidas que os hermanos criavam no campo ofensivo. Aos 37, Messi tentou pegar o goleiro desprevenido e bateu uma falta por cima do gol. Já aos 40, na última chance do jogo, Agüero arriscou de fora da área e viu a bola ir para fora.

FICHA TÉCNICA

ARGENTINA 3 X 0 BOLÍVIA

Local: Estádio Centurylink Fiedl, em Seattle (Estados Unidos)

Data: 14 de junho de 2016, terça-feira

Horário: 23 horas (de Brasília)

Árbitro: Victor Carrillo (Peru)

Assistentes: Jorge Yupanqui e Coty Carrera (ambos do Peru)

Cartões amarelos: Banega e Victor Cuesta (Argentina); Zenteno, Jhasmani Campo e Meleán (Bolívia)

GOLS:

ARGENTINA: Lamela, aos 12 minutos do primeiro tempo, Lavezzi, aos 15 do primeiro tempo e Victor Cuesta, aos 31 do primeiro tempo

ARGENTINA: Romero; Roncaglia, Otamendi (Maidana), Victor Cuesta e Funes Mori; Kranevitter, Banega (Biglia) e Agüero; Lavezzi, Lamela e Higuaín (Messi)

Técnico: Gerardo Martino

BOLÍVIA: Lampe; Cabrera, Zenteno e Luis Gutiérrez; Meleán, Azogue, Saavedra, Smedberg (Algarañaz) e Jhasmani Campos, Juan Arce (Cristian Machado) e Yasmani Duk (Bejarano)

Técnico: Julio César Baldivieso