Cidades

Arapiraca: Rede discute cuidados a crianças e jovens que consomem drogas

15/06/2016
Arapiraca: Rede discute cuidados a crianças e jovens que consomem drogas
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

A prevenção ao uso de drogas é uma das maiores armas contra a “curiosidade” de crianças e adolescentes. Mas o que fazer quando este estágio já foi avançado para o tangível?

É o que vem discutir o comitê gestor de enfrentamento ao crack e outras drogas, concomitantemente com Projeto Redes/Senad/MJ/Fiocruz, que realiza em Arapiraca uma articulação intersetorial de políticas sobre o tema.

De acordo com a articuladora local, a psicóloga Emylia Ferreira, “há a necessidade de nos darmos as mãos para cuidarmos de nossas crianças e adolescentes”.

Para tanto, está acontecendo uma série de oficinas de construção da linha de cuidado intersetorial para pessoas com necessidades relacionadas ao uso e abuso de álcool e outras drogas, no eixo criança e adolescente.

O primeiro encontro ocorreu nesta terça-feira (14), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), no bairro Santa Edwiges, com fala da coordenadora municipal de Saúde Mental e do programa“Crack, É Possível Vencer”, a psicóloga Cledja Almeida. “As questões a serem trabalhadas nestas oficinas são o consumo de drogas, família, metodologia do cuidado, redução de danos, construção de projetos de intervenção e, ainda, estratégias de reinserção social da criança e adolescente e seus familiares”, pontua.

O evento contou com uma palestra especial da doutora em Saúde Coletiva, supervisora nacional do Redes e terapeuta ocupacional, Luciana Surjus.

“O uso de droga não é o problema maior, mas o cenário em que a criança está inserida. Isto que tem que ser trabalhado com uma rede integrada de saúde, assistência social, educação, esporte e cultura funcionando em prol da população em vulnerabilidade social”, diz ela.

Confira a programação do projeto:

14/06 – 13h, no auditório do Cria;
15/06 – 8h30, no auditório da Escola Municipal de Governo;
05/07 – 14h, no auditório da Facomar;
06/07 – 8h30, no auditório da Facomar;
19/07 – 14h, no auditório da Escola Municipal de Governo; e
20/07 – 8h30, no auditório da Escola Municipal de Governo.