Geral

Amido de milho pode ser utilizado como espessante em sucos e leites no HGE

16/06/2016
Amido de milho pode ser utilizado como espessante em sucos e leites no HGE
A utilização de espessantes alimentares reduz o risco de brônquio aspiração e facilita a deglutição. (Foto: Divulgação)

A utilização de espessantes alimentares reduz o risco de brônquio aspiração e facilita a deglutição. (Foto: Divulgação)

O amido de milho foi a solução encontrada para substituição de espessantes comerciais durante estudo feito no Hospital Geral do Estado (HGE) com estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os universitários apresentaram à equipe de nutricionistas do HGE os detalhes da pesquisa e defenderam a utilização em pacientes com disfagia – dificuldade de deglutir.

Segundo a coordenadora de nutrição do HGE, Ana Marta Barros, a utilização de espessantes alimentares reduz o risco de brônquio aspiração e facilita a deglutição. “É um método alternativo de baixo custo e a utilização de amido de milho para o espessamento das preparações alimentares é de grande relevância para o hospital”, afirmou.

O estudo teve início durante o estágio das universitárias Emily Fonseca, Rayne Amorim e Lydia Araújo. “Elas atuaram na Unidade de AVC e Pediatria, locais onde é comum encontrar pacientes com dificuldade de deglutir. Foi daí que surgiu a iniciativa de pesquisar sobre o assunto, uma vez que os espessantes comerciais são mais onerosos. O resultado foi excelente e agora estudamos a aplicação na realidade do hospital”, relatou o coordenador do curso de Nutrição da Ufal, João Araújo.

A previsão é de que a pesquisa inicie a prática já em julho, a partir da chegada de novos acadêmicos, treinamentos e adequações ao paladar e necessidade dos enfermos. “Mas vale ressaltar que além do amido de milho devem ser utilizados os demais espessantes”, complementou a nutricionista do HGE, que também participou da pesquisa, Cleyde Albuquerque.