Geral

Almanaque Educativa apresenta novo disco de Jorge de Altinho

18/06/2016
Almanaque Educativa apresenta novo disco de Jorge de Altinho
Com 12 faixas, o disco Nativo, de Jorge de Altinho, é um trabalho de regresso à tradição dos ritmos nordestinos (Foto: Divulgação)

Com 12 faixas, o disco Nativo, de Jorge de Altinho, é um trabalho de regresso à tradição dos ritmos nordestinos (Foto: Divulgação)

Os ouvintes do Almanaque Educativa vão conferir nesta sábado (18) uma análise do 41º álbum do cantor e compositor pernambucano Jorge de Altinho, intitulado “Nativo”. No quando Gente da Casa, o destaque vai para o músico e compositor alagoano Max Dennis.  A atração, que começa às 11 horas na Educativa FM; e na Difusora às 14 horas, faz ainda uma homenagem especial ao aniversariante Chico Buarque.

Com 12 faixas, o disco Nativo é um trabalho de regresso à tradição dos ritmos nordestinos. Tem xote, baião, forró e samba de matuto, à base de sanfona, triângulo e zabumba.  “É um CD para lembrar de quem somos herdeiros e cuidar da herança musical para as novas e próximas gerações”, destaca Jorge de Altinho.  No repertório, apenas duas canções não são inéditas: Linda e Luiz, Sertão, Saudade. A primeira ele escolheu para homenagear as mulheres e a segunda é uma reverência ao amigo e ídolo Luiz Gonzaga.

 

Também nesta edição, os ouvintes conhecerão um pouco mais sobre o alagoano Max Dennis Mariano de Barros. Músico e compositor, iniciou carreira em 1985, tocando flauta, violão, cantando e compondo. Participou de vários corais de Alagoas, como também de vários festivais como o do Sesc e festivais estudantis. Em 2005, Max Dennis fez uma apresentação solo com um repertório composto por músicas de sua autoria e algumas de outros autores. Atualmente, toca na noite maceioense, em bares, restaurantes e hotéis.

E no final do programa, uma homenagem a Francisco Buarque de Hollanda –  Chico Buarque nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de junho de 1944. Considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira.