Cidades

Alagoas ganha 23 novos gestores ambientais pelo Ifal de Marechal Deodoro

18/06/2016
Alagoas ganha 23 novos gestores ambientais pelo Ifal de Marechal Deodoro
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Construir uma nova história para as práticas ambientais no estado. É o que pretendem os novos gestores ambientais formados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro. Nessa terça-feira (17), 23 estudantes colaram grau e fizeram o juramento da profissão, emocionando professores, familiares e amigos.

 
Nathalia Reis, de 21 anos, é uma das novas gestoras ambientais. Durante o curso, ela participou de um intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, e agora pretende disseminar o conhecimento adquirido. 
 
“O curso de Gestão Ambiental me proporcionou oportunidades incríveis, tanto na área de pesquisa, como de extensão e o próprio intercâmbio. Agora quero trabalhar para que as pessoas conheçam mais o curso e o trabalho dos gestores ambientais em Alagoas”, diz Nathalia.
 
O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, que conferiu o grau aos estudantes, também ressaltou a relevância da Gestão Ambiental nas empresas alagoanas. “O trabalho do gestor ambiental é cada vez mais requisitado, seja nas empresas públicas, seja nas empresas privadas, porque a adequação ambiental hoje é fundamental em qualquer esfera. E o Ifal está caminhando junto com essa realidade”, afirmou o reitor.
 
Já diretora-geral do Campus Marechal Deodoro, Marília Gois, reafirmou o compromisso da instituição com a qualidade dos profissionais formados. “Hoje nós vemos a formação de 23 novos profissionais qualificados, que farão a diferença onde quer que atuem. Este campus continua aberto a cada um de vocês”, disse Marília. 
 
Também participaram da cerimônia o Pró-Reitor de Ensino do Ifal, Luiz Henrique Lemos; o chefe do Departamento de Comunicação e Eventos do Ifal, Zoroastro Neto; o diretor de Ensino do campus Marechal, Éder Souza; o chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão do campus, Adelmo Bastos; o coordenador do curso de Gestão Ambiental, Dário Nicácio; e o coordenador de Registro Acadêmico, Diego Alves; além de professores, amigos e familiares dos formandos.
 
Colação de grau em caráter especial
 
Em maio, o estudante Abezânio Moreira da Silva, de 30 anos, também colou grau em Gestão Ambiental. O grau foi conferido pela diretora-geral do campus Marechal Deodoro, Marília Gois, já que Abezânio foi contratado para trabalhar no Centro de Capacitação Zumbi dos Palmares, em Atalaia.
 
Para ele, a formação contribui na forma de atuar em relação ao meio ambiente. “Eu já era técnico em agropecuária e a Gestão Ambiental veio somar, porque agora eu trabalho com a visão de reduzir os impactos ambientais. É mais um passo importante pra mim”, disse Abezânio.
 
A lista completa dos formandos está disponível em marechal.ifal.edu.br.