Geral

Alagoas atrai investimento de produtor de grãos sergipano

08/06/2016
Alagoas atrai investimento de produtor de grãos sergipano
Experiente produtor de milho no estado de Sergipe que vislumbrou em Alagoas a possibilidade de expandir a sua produção (Foto: Petrônio Viana)

Experiente produtor de milho no estado de Sergipe que vislumbrou em Alagoas a possibilidade de expandir a sua produção (Foto: Petrônio Viana)

Devido à qualidade de suas terras e clima favorável, Alagoas vem atraindo a atenção de diversos produtores de grãos de outros estados. Exemplo disso é Zezinho Figueiredo, experiente produtor de milho no estado de Sergipe que vislumbrou em Alagoas a possibilidade de expandir a sua produção, já que em Sergipe não existe mais espaço para expandir o plantio.

A área escolhida pelo produtor sergipano tem 1.050 hectares e fica no município de Jequiá da Praia. O terreno já foi explorado com cana-de-açúcar e deverá ser utilizado por cinco  anos.

“Hoje, já existe interesse de outros produtores, inclusive de estados mais distantes que Sergipe como Bahia e Mato Grosso. A gente vê isso com bons olhos, já que existe uma necessidade de diversificação de culturas em nosso Estado”, afirmou Hibernon Cavalcante, superintendente de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Segundo dados da Seagri, Alagoas hoje consome cerca de 550 mil toneladas de milho e produz 60 mil toneladas, obrigando o Estado a importar o grão de outros Estados. A meta do governador Renan Filho e do secretário da Agricultura, Alvaro Vasconcelos, é que o Estado consiga diminuir a importação e se torne autossuficientes.

Nesta próxima sexta-feira (10), o secretário Alvaro Vasconcelos e o superintendente Hibernon Cavalcante estarão visitando a área escolhida e darão as boas vindas ao produtor Zezinho Figueiredo.

“A secretaria da Agricultura tem feito a sua parte. Temos dado apoio às unidades de pesquisa e aos ‘parcelões’ que imitam o plantio real, em áreas de 500 m² com o equipamento do produtor, além de sermos animadores do processo, chamando entidades para participarem do processo, facilitando a implantação desses produtores. Que todos eles sejam bem vindos a Alagoas”, disse Cavalcante.