Artigos

Trabalhadores sem trabalho

04/05/2016
Trabalhadores sem trabalho

Faz poucos dias que surgiu a notícia de que o “Brasil é líder mundial em geração de desemprego”. Nesse ponto o nosso país é campeão mundial, estando à frente da Nigéria com o terrorismo que por lá existe.

“O medo de desemprego ronda os alagoanos”, assim saiu em um jornal de Alagoas, que apresenta a situação de um servente de pedreiro. Ficou desempregado e teve de pensar como sobreviver. Tendo pequena reserva do que ganhava, no seu trabalho, resolveu vender no calçadão do comércio brinquedos vindos da China. Sabe que é proibido o local para venda de qualquer mercadoria. Contudo afirma que tem de arriscar e termina dizendo que é o jeito.

A revista VEJA de circulação nacional, narra o caso de Cristina, com o esposo e seis filhos. Ela trabalhava como doméstica e o marido também trabalhava, tinha carteira assinada e vale – refeição. Por seu turno, a renda familiar era pouco mais de dois mil reais. Diante disso, tinham condições de pagar o aluguel de uma casa com três quartos.

Quase todos os filhos estudavam em escola pública. Contudo no ano de 2013 Cristina foi demitida do trabalho. Ficando sem condições de pagar o aluguel da casa, conforme a revista, a família se mudou para um quarto e sala. Eis que, no dia 24 de dezembro do ano passado, o esposo de Cristina foi demitido do emprego. Sem emprego ficaram sem dinheiro. Sem dinheiro ficaram sem poder pagar o aluguel do quarto e sala. Diante disso, Cristina, marido e filhos foram despejados. Ficaram no meio da rua. Hoje mulher, marido, seis filhos e dois netos moram “em um barraco improvisado, sem luz, sem água, sem banheiro”.

A revista, de onde colhi essas informações, não diz nada referente ao estudo dos filhos do casal desempregado. Tudo leva a crer que os filhos do citado casal desempregado estão fora das salas de aula.

É triste e doloroso saber que a família “só come carne quando encontra restos no lixo”. Consequentemente, essa família deve dar graças a Deus por morar perto do lixo, para aí colher restos de carne.

É certo que a mencionada família recebe 177 reais do programa bolsa – família. Será que isso dá para uma família viver ou sobreviver? Infelizmente não é caso único. Quantos famílias estão sem emprego e quantas com emprego mas apreensivas com medo de serem despedidas?

A presidente do Brasil fez, há poucos dias, um pronunciamento dizendo que o povo brasileiro é um povo trabalhador. Pronunciamento correto. Contudo há muito trabalhador sem trabalho. Muitos que tinham trabalho estão desocupados. Muitos jovens que tentam encontrar trabalho não encontram.

O mês de maio começa com a data comemorativa do Dia do Trabalho e do Trabalhador. Espera-se que os trabalhadores encontrem trabalhos e trabalhos não faltem para os trabalhadores. Não sendo assim, teremos trabalhadores sem trabalho.