Geral

Sesau qualifica as ações da Vigilância Sanitária dos municípios alagoanos

16/05/2016
Sesau qualifica as ações da Vigilância Sanitária dos municípios alagoanos
Capacitação busca alinhar a atuação dos coordenadores e técnicos municipais das Vigilâncias Sanitárias. (Foto: Olival Santos)

Capacitação busca alinhar a atuação dos coordenadores e técnicos municipais das Vigilâncias Sanitárias. (Foto: Olival Santos)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas convocou coordenadores e técnicos municipais das Vigilâncias Sanitárias (Visa) para uma atualização acerca de informações imprescindíveis para a legalidade e eficácia da sua atuação. A capacitação foi iniciada nesta segunda-feira (16), no auditório da Coordenação Setorial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Sesau, em Jaraguá.

Os coordenadores e técnicos da Visa da 2ª e 6ª regiões de saúde participaram da atualização, que objetiva estruturar as ações. Para isso, a técnica estadual da Vigilância Sanitária, Sandra Farias, lembrou que “a Visa é, efetivamente, uma ação de saúde, que atua para evitar que as pessoas adoeçam mediante os riscos aos quais a população está exposta”.

Sandra Farias pontuou que, primeiramente, a Visa deve estar legalizada para atuar. Ela ressaltou também que é preciso conhecer os estabelecimentos passíveis de atuação, cadastrá-los no sistema, que agora é on-line, e programar as ações. “Essa estruturação do serviço permite conhecer o perfil do município e ainda contribuiu para o planejamento do trabalho”, acrescentou a técnica estadual.

“Essa é uma responsabilidade exclusiva do município”, ressaltou Sandra Farias. Segundo ela, cabe ao Estado o apoio e a cooperação técnica, no entanto, a execução é uma atividade municipal. Ela alertou também que alimentação do Sistema de Informação Ambulatorial deve ser feita, mensalmente, pelo município, para que se efetive o repasse do governo federal ou, automaticamente, a verba é bloqueada.

A denúncia é um assunto importante na visão de Sandra Farias. Ela destacou que esse tipo de atendimento é essencial para qualificar a ação. “Essa é uma oportunidade de participação social, de promover a democratização da saúde, propiciando a participação efetiva da sociedade na busca da garantia dos direitos conquistados constitucionalmente”, frisou.

A técnica da Vigilância Sanitária de Palmeira dos Índios, Rebeca de Oliveira, falou que a capacitação é um momento importante para tirar dúvidas e procurar agir de forma correta mediante as ações do trabalho.

“São frequentes as dúvidas sobre o andamento do processo administrativo. Por isso, estamos aqui para atuar de forma correta, sem danos para a Visa, com melhoria para o estabelecimento e a favor da população”, listou ela, que atua na equipe formada por cinco profissionais, sendo um coordenador e quatro técnicos.

A próxima capacitação acontece no dia 23 de maio e é direcionado aos coordenadores e técnicos da Visa da 3ª e 4ª regiões de saúde.