Geral

Seprev fortalece laços com comunidades acolhedoras no interior do Estado

31/05/2016
Seprev fortalece laços com comunidades acolhedoras no interior do Estado

Dependentes químicos participam de atividades físicas, recreativas, educação e saúde, artesanato, marcenaria, terapia, atendimento psicológico e social e espiritualidade  (Ascom/Seprev)

Dependentes químicos participam de atividades físicas, recreativas, educação e saúde, artesanato, marcenaria, terapia, atendimento psicológico e social e espiritualidade
(Ascom/Seprev)

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem fortalecendo seus trabalhos no tratamento e recuperação de dependentes químicos no interior de Alagoas. Representantes do Centro de Acolhimento de Arapiraca, que atende as regiões do Agreste e Sertão, visitaram as comunidades acolhedoras São Paulo Apóstolo, no município de Coité do Nóia, e Casa Dona Paula, em Arapiraca, no intuito de aproximar e melhorar o suporte às instituições para que os resultados do acolhimento sejam satisfatórios.

As duas comunidades acolhedoras credenciadas pelo Governo do Estado acolhem homens entre 18 e 65 anos e têm capacidade para 30 acolhidos, cada uma. Durante seis meses, o dependente químico recebe tratamento terapêutico gratuito, por meio de atividades de educação e saúde, artesanato, marcenaria, atividades físicas e recreativas, grupos terapêuticos de sentimento, de estudos, de convivência e socioeducativo, laborterapia, atendimento psicológico e social e videoterapia, além de trabalhar a espiritualidade.

A visita marcou as comemorações de um ano do Centro de Acolhimento de Arapiraca no mês de maio. “Nós estamos aqui para agradecer pela parceria neste primeiro ano de muito trabalho e doação, tanto da equipe como também das comunidades que abriram as portas para o Governo de Alagoas, por meio da Seprev. Estamos orgulhosos dos frutos que estamos colhendo”, afirmou o coordenador do Centro em Arapiraca, Thomas Artur.

O presidente da comunidade São Paulo Apóstolo, Marcelo Pedrosa, que já foi um dos acolhidos, agradeceu a parceria da Seprev e enalteceu o empenho da unidade para alcançar resultados tão positivos em pouco tempo.

Conforme relatório já divulgado, a unidade da Rede Acolhe no Agreste realizou três mil atendimentos e encaminhou 1.749 dependentes químicos paras as comunidades acolhedoras credenciadas. Destes, 79 foram direcionados para outros órgãos. Também foram feitas mais de 460 ligações para o Call Center em busca de informações sobre o serviço e 100 visitas domiciliares foram solicitadas por meio dele.

Ao todo, o Centro de Acolhimento de Arapiraca realizou 48 ações oficiais, entre visitas, buscas ativas noturnas e diurnas e extensa programação nas regiões circunvizinhas.

O Centro de Acolhimento de Arapiraca fica situado à Rua Barão de Alagoas, nº 118, bairro Alto do Cruzeiro. Para maiores informações: 0800 280.9390.