Geral

Seplag promove palestra de combate ao Aedes aegypti para servidores da pasta

30/05/2016
Seplag promove palestra de combate ao Aedes aegypti para servidores da pasta
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Tendo em vista a alta incidência de casos de doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti e a importância de combatê-lo, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência Administrativa (SAD), promoveu, nessa segunda-feira (30), uma palestra sobre o combate ao mosquito vetor.

Cristiano Morais, palestrante convidado e agente de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), explicou para os servidores sobre as práticas e medidas que devem ser adotadas para que ocorra a diminuição da proliferação do mosquito Aedes aegypti na capital alagoana.

“A partir dos conhecimentos adquiridos aqui, as pessoas podem aplicá-los no trabalho e, principalmente, em suas vizinhanças. São cuidados básicos, mas que contribuem de forma ímpar para a sociedade. Deve-se, por exemplo, isolar a caixa d’água, tampar os lixeiros, conferir as calhas e evitar qualquer acúmulo de água parada”, salientou Cristiano durante o encontro.

Para o superintendente Administrativo, Victor Porangaba, ações como essas colaboram para que a conscientização dos servidores da pasta ocorra, proporcionando conhecimento e informação de combate ao vetor.

“Acredito que todos devem ser agentes multiplicadores. As práticas são simples e precisam ser rotineiras. Dessa forma, poderemos diminuir radicalmente a incidência da transmissão de doenças”, contou Porangaba.

De acordo com a servidora Rossane Ramos, a palestra contribuiu para esclarecer como garantir a proteção contra a dengue, zyka e chikungunya e disseminar novas informações.

“São alguns cuidados que, se praticados diariamente, já garantem a segurança em casa e no trabalho. É preciso ter essa mobilização geral em prol do combate ao mosquito. Geralmente não temos consciência de que pequenos detalhes são capazes de impactar o todo”, explicou Rossane.

Conforme Christian Teixeira, gestor titular da pasta, cada vez mais é importante disseminar boas práticas, principalmente quando estão associadas ao benefício de toda a população.

“A construção de uma nova Alagoas começa quando as boas ações são incorporadas. Por isso, acreditamos que o engajamento nesse processo é muito importante para todo o Estado”, pontuou Teixeira.