Política

Senado aprova Medida Provisória que beneficia usinas alagoanas

11/05/2016
Senado aprova Medida Provisória que beneficia usinas alagoanas
Com Medida Provisória, usinas alagoanas ganham linha de financiamento que dará acesso ao crédito para sanar dificuldades (Divulgação)

Com Medida Provisória, usinas alagoanas ganham linha de financiamento que dará acesso ao crédito para sanar dificuldades
(Divulgação)

O setor sucroenergético alagoano recebeu uma boa notícia nesta terça-feira (10). A novidade foi a aprovação, pelo Senado da MP 701/2015 (PLV 7/2016) que amplia uso de recursos do Fundo de Garantia à Exportação para a concessão de seguro nas exportações de produtos agrícolas sujeitos a cotas de importação em outros países.

A lei, que agora depende de sanção presidencial, pode assegurar um financiamento internacional da ordem de US$ 500 milhões ou cerca de R$ 1,8 bilhão para as usinas de Alagoas e de outros estados no Nordeste.

Com a medida, pelo menos quatro usinas de Alagoas, além da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool, que representa 12 usinas, devem ter acesso ao crédito. O benefício deverá ser usado na renovação dos canaviais, além de ajudar as empresas a fazer investimentos e pagar compromissos com os fornecedores de cana.Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindaçúcar-AL, destacou o empenho do governador Renan Filho para a aprovação da MP. “O governador trabalhou desde o princípio, viabilizando a partir de gestões no Ministério da Fazenda e no Palácio do Planalto a edição da MP”, frisou Nogueira.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, esteve em Brasília e juntamente com o representante do escritório de Alagoas na capital federal, José Dinis, acompanhou de perto a votação.

“Essa linha de financiamento vem numa hora importantíssima para o setor sucroenergético do Estado de Alagoas, setor que sempre foi muito importante para a nossa economia e que atualmente vem passando por muitas dificuldades. O governador Renan Filho e nós da secretaria da Agricultura estaremos sempre ao lado do que for melhor para a nossa economia”, destacou o secretário.