Geral

Secretaria da Fazenda apresenta regras de gestão orçamentária para exercício 2016

06/05/2016
Secretaria da Fazenda apresenta regras de gestão orçamentária para exercício 2016
Secretário George Santoro destaca que Alagoas, apesar do cenário de crise no país, teve um dos melhores resultados do país (Foto: Adailson Calheiros)

Secretário George Santoro destaca que Alagoas, apesar do cenário de crise no país, teve um dos melhores resultados do país (Foto: Adailson Calheiros)

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas apresentou na quinta-feira (5) as regras de execução e programação orçamentária e financeira para o exercício 2016 aos técnicos de finanças de todos os órgãos e entidades estaduais. A iniciativa aconteceu no auditório Aqualtune, no Palácio dos Palmares.

A apresentação tem como base o Decreto nº 48.049/2016 que dispõe sobre a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Estado de Alagoas, e a Portaria nº 229/2016 que define, pela primeira vez, procedimentos padrões que devem ser adotados pelos órgãos a partir de maio.

Como explicou a secretária especial do Tesouro, Renata dos Santos, a Portaria, publicada no Diário Oficial, a ação aprimora a gestão orçamentária e financeira do Governo de Alagoas uma vez que, de modo inédito, apresenta regras com o propósito de garantir que os órgãos consiga desenvolver suas gestões orçamentárias de forma mais planejada e tenham melhor conhecimento de suas despesas e receitas ao longo do ano.

“Este é o primeiro passo para que tenhamos uma gestão pautada no planejamento com o objetivo de obtermos maior equilíbrio entre as despesas e receitas e, consequentemente, a estabilidade financeira do Tesouro Estadual”, ratificou a secretária especial.

 Panorama

Além da apresentação dos procedimentos orçamentários pela equipe do Tesouro Estadual, o secretário de Fazenda, George Santoro, compartilhou com os técnicos de finanças dados relativos ao desempenho fiscal e contábil no ano de 2015 e que foram divulgados através do Balanço Geral do Estado.

“Fizemos uma apresentação da situação fiscal de 2015 e nossa visão para 2016, dados que são resultado do trabalho de cada um dos órgãos e que colocam Alagoas no destaque nacional em diversos indicadores fiscais​, como redução de despesas com pessoal e um dos melhores resultados primários do país​”, destacou.

De acordo com Santoro, a apresentação do panorama se faz importante para colocar todos os servidores como​ participantes de um processo de programação financeira que se pretende aperfeiçoar a cada ano.

Junto às novas metodologias para 2016 foram apresentadas planilhas que devem ser preenchidas bimestralmente pelos órgãos, além de toda a sistemática de trabalho ao longo de 2016 para que Alagoas possa alcançar uma execução orçamentária melhor em relação ao ano de 2015.

“Esta sistemática vai permitir o alcance de uma execução orçamentária muito melhor e que estejamos preparados para o próximo ano com uma dinâmica de trabalho participativa, onde os gestores de cada secretaria vão dialogar com a Fazenda, em uma relação mais próxima, para que tenhamos informações precisas e consigamos gerir o caixa do estado com maior eficiência”, concluiu o secretário.​