Geral

PNH é discutida na abertura da 7ª Sipat do Hospital Geral

17/05/2016
PNH é discutida na abertura da 7ª Sipat do Hospital Geral

 

Evento começou ontem (16)) e vai até quinta-feira (19), na unidade hospitalar. (Foto: Neide Brandão)

Evento começou ontem (16)) e vai até quinta-feira (19), na unidade hospitalar. (Foto: Neide Brandão)

A conduta dos profissionais de saúde foi destacada como fundamental nas ações de humanização no Hospital Geral do Estado (HGE) de Alagoas. O tema foi discutido na abertura da 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que teve início ontem (16) e acontece até quinta-feira (19), na unidade hospitalar.

“A humanização inicia em cada profissional, atitudes como se responsabilizar pelo seu plantão, sua carga horária, pensar no colega e no paciente, são responsabilidades que devem partir de cada um. Os apoiadores da Política Nacional de Humanização estão presentes em cada ação do hospital e podem ser procurados por qualquer profissional”, destacou Vera Calado, responsável pela humanização no HGE.

Segundo ela, o hospital possui sete apoiadores da PNH, eles participam dos comitês multidisciplinares das áreas Azul, Vermelha e Amarela, com cadeira na Câmara Técnica de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas. Entre as ações que vêm sendo efetivadas na unidade hospitalar, estão a diminuição do fluxo na porta de entrada e a realização de treinamentos na área.

Sipat
Na abertura do evento, Verônica Omena, diretora do HGE, parabenizou os responsáveis pela organização e os profissionais presentes, pelo engajamento e parceria com a direção ao ‘radiografar’ os problemas da unidade hospitalar e levar até os gestores. “A gerência precisa de vocês. Só juntos, HGE e Sesau, conseguimos solucionar problemas críticos”, comentou.

Robson da Silva, gerente executivo de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ressaltou que o HGE vem organizando a área de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT) há mais de três anos e a prevenção do profissional é um ponto de destaque nesta organização.

Também estavam presentes ao evento, a gerente administrativa do HGE, Aline Galvão, o presidente da Cipa no hospital, José Heleno da Silva e a coordenadora de Gestão de Pessoas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Tatiana da Silva.

Na programação do evento, acontecerá uma palestra com o Corpo de Bombeiros, sobre incêndio, na tarde desta segunda-feira. Nesta terça-feira (17), serão duas palestras, sendo a primeira às 9h e a segunda às 14h.

Na quarta-feira (18), o programa APELL encaminhará um representante para a unidade, que discorrerá sobre alerta e preparação de comunidades para emergências locais. Durante a tarde, os riscos de transmissão de hepatite serão apresentados a partir das 14h.

O tema das palestras de quinta-feira (19) será o fluxo de acidentes (9h) e o programa de gerenciamento de resíduos em serviços de saúde (14h). O evento será encerrado com uma dinâmica para os profissionais presentes.