Política

Palmeirenses enfrentam filas para ficar em dia com a Justiça Eleitoral

04/05/2016
Palmeirenses enfrentam filas para ficar em dia com a Justiça Eleitoral

 

Muita gente deixou para resolver as pendências eleitorias no último dia determinado pelo TSE. (Foto: Lucianna Araújo)

Muita gente deixou para resolver as pendências eleitorais no último dia determinado pelo TSE. (Foto: Lucianna Araújo)

O brasileiro sempre deixa tudo para a última hora e em Palmeira dos Índios isso não é diferente. Hoje (4) é o último dia, determinado pela Justiça Eleitoral, para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Também é o último dia para o cidadão que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção eleitoral especial, de acordo com a Lei nº 9.504/1997.

Pela manhã, em frente ao Cartório Eleitoral do município, muitas pessoas enfrentaram grandes filas para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e votar nas próximas eleições. O agricultor José de Lima disse que chegou cedo, solicitou a mudança de residência e já sabe a quem vai dar o seu voto.

“Vou votar no mesmo vereador que votei na última eleição porque ele é um homem bom. Agora, para prefeito, a coisa está difícil. Ainda não sei a quem vou dar o meu voto. Ainda não sei quem vai ser capaz de fazer a nossa cidade crescer. O povo precisa de cuidados e a gente nunca viu isso. Mas tem muita gente que eu conheço que troca o voto por um saco de farinha e é por isso que as coisas estão do jeito que estão. O meu voto eu não vendo e nem troco. Voto é coisa séria”, afirmou.

 

As filas de eleitores tomam conta das calçadas em Palmeira dos Índios.(Foto: Lucianna Araújo)

As filas de eleitores tomam conta das calçadas em Palmeira dos Índios.(Foto: Lucianna Araújo)

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cadastro eleitoral para as Eleições Municipais de 2016 teve início após o segundo turno do pleito de 2014. Até o momento, a Justiça Eleitoral registrou 6.742.664 pedidos de alistamento eleitoral (emissão do primeiro título), 4.213.920 solicitações de transferência de domicílio eleitoral e 513.694 solicitações para votar em seções eleitorais especiais.

Sobre os brasileiros que residem no exterior, os números correspondem a: 33.208 alistamentos, 31.765 pedidos de transferência e 155 solicitações de seções eleitorais especiais.

A quantidade de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro próximo, até agora, soma 145.529.302, sendo 62.714.939 eleitores da região Sudeste, 39.159.938 do Nordeste, 21.474.905 do Sul, 11.256.963 do Norte e 10.549.624 do Centro-Oeste do país. Os eleitores residentes no exterior equivalem a 372.933.

Do total de aptos, 693.496 se declararam portadores de algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Nesses casos, o cidadão pode solicitar atendimento especial com antecedência ou ainda contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança no momento de votar, caso o presidente da mesa receptora de votos verifique que a medida é imprescindível. Todavia, essa pessoa não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral e nem de qualquer partido político.

A partir de amanhã (5), o TSE fará o processamento do cadastro eleitoral, com os dados atualizados dos eleitores em todo o país, que estarão aptos a votar no pleito de outubro. Os dados devem ser divulgados pela Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) em meados do mês de julho.