Geral

Médicos participam de atualização para atendimento de pacientes com arboviroses

11/05/2016
Médicos participam de atualização para atendimento de pacientes com arboviroses
Médicos da capital e do interior aprenderão novas técnicas de manejo clínico dos pacientes com as patologias relacionadas ao mosquito. (Foto: Olival Santos)

Médicos da capital e do interior aprenderão novas técnicas de manejo clínico dos pacientes com as patologias relacionadas ao mosquito. (Foto: Olival Santos)

Diante do aumento de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) promove sábado (14), um curso de atualização para médicos da capital e do interior sobre novas técnicas de manejo clínico dos pacientes com as patologias relacionadas ao mosquito. Capacitação terá será realizada no auditório do Conselho, a partir das 8h30.

A iniciativa é fruto de uma proposta da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, que percebeu a necessidade de renovar os conhecimentos dos médicos sobre o diagnóstico e o tratamento da dengue, chikungunya, zika e gripe. Os casos de microcefalia e síndrome de Síndrome de Guillain-Barré também serão discutidos.

Segundo o assessor de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rogério Barboza, a atualização vai abordar particularidades que especialistas na área vão compartilhar com os médicos.

Um dos temas é a visão da reumatologia nesses quadros. “Sabemos que muitas dessas arboviroses estão acometendo os pacientes com dores articulares que os tornam incapacitantes para realização das atividades de seu dia a dia”, alertou Barboza.

O presidente do Cremal, Fernando Pedrosa, informou que a atualização vai abordar um assunto pontual: o diagnóstico e o tratamento dessas doenças. Ele explicou que, no caso da microcefalia, “a meta é realizar o diagnóstico nos primeiros dias de vida, já na sala de parto”. No caso desta ou outras complicações, a prioridade é a identificação da doença, para dar início ao acompanhamento necessário.

Programa – Às 8h30, o médico José Maria Constant abordará os aspectos epidemiológicos e clínicos. Às 9h20, Georges Christoupolos vai esclarecer sobre a visão da reumatologia. A explanação sobre as complicações neurológicas começa às 10h, com Flávio Santana; e a temática sobre a gripe encerra a programação, às 11h, com Adriana Ávila.