quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Notícias

In:

Implantação do Sistema de Regulação deve agilizar atendimento a indígenas

Por Redação com Sesau/AL
O objetivo é facilitar o acesso da população indígena ao Sistema Nacional de Regulação. (Foto: Reprodução)

O objetivo é facilitar o acesso da população indígena ao Sistema Nacional de Regulação. (Foto: Reprodução)

 

O acesso da população indígena à marcação de consultas e exames de média e alta complexidade foi pauta de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O Estado intermediou a discussão entre os representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e dos municípios alagoanos com população indígena.

Segundo a gerente estadual de Atenção Hospitalar, Maria da Penha, o município de Palmeira dos Índios apresenta uma experiência de sucesso sobre o assunto. “O município disponibilizou um computador e também um profissional da saúde para capacitar uma pessoa a acessar o sistema e efetuar a marcação”, explicou Maria da Penha.

Penha ressaltou que o objetivo é facilitar o acesso da população indígena ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) diante da dificuldade do agente comunitário chegar à aldeia ou do próprio indígena se deslocar até a unidade de saúde. Dessa forma, a cooperação técnica possibilitaria efetivar a marcação da consulta ou exame da própria tribo.

Participaram da reunião as secretárias municipais de saúde de Água Branca e Inhapi. No próximo dia 17 de maio, os representantes da Saúde dos municípios de São Sebastião, Traipu e Joaquim Gomes foram convidados para a discussão. Conforme Penha, a Sesau vai continuar com a cooperação técnica para atender a necessidade da população indígena.

Compartilhe:
Tags: ,,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com