Artigos

Dia das Mães

09/05/2016
Dia das Mães

Neste ano de 2016, o Dia das Mães será em 08 de Maio. Mas não é sempre assim. Essa data varia de ano a ano, porque sua comemoração é sempre lembrada no 2º Domingo do Mês de Maio. Essa festividade é assim estabelecida no território do Brasil, porque em Portugal ela é comemorada no Primeiro Domingo do mês de Maio. Dia das Mães, também é designado o Dia da Mãe. É uma data comemorativa em que se homenageia a mulher genitora e a maternidade feminina. Mãe, é aquela criatura humana que nos ensina a viver e que nunca nos desampara, dedicando um amor incondicional para conosco, durante toda a existência da nossa vida.

Mãe, seja na raça humana ou entre os animais, também significa aquela criatura que promove a sobrevivência da sua espécie; que dá continuidade à vida humana ou animal. A maternidade é a da maneira que a mulher dispõe para gerar um filho, com o objetivo de lhe proporcionar condições adequadas para uma vida feliz, preparando-o com seus cuidados e carinhos para o momento presente e para os dias melhores no futuro, como um sonho repleto de magia e de triunfos.

O que é uma Mãe? Apenas uma fêmea que deu á luz ou uma mulher que gera e cria ou criou um ou mais filhos? O que é uma Mãe, senão uma mulher que está disposta até a morrer, se preciso for, pelo filho ou filha, mesmo que tal filho ou filha não seja exatamente um primor de pessoa, nem um exemplo significativo de criatura humana, de acordo com os padrões aceitáveis da nossa sociedade civilizada. Ora, antes de ser Mãe, toda mulher já foi uma filha, uma irmã, uma tia, como tal sabe como um filho ou uma filha se sente. Mas, nenhuma filha sabe o que é realmente ser Mãe, antes de também ser Mãe.

Mas o que se dizer de um homem ou de uma mulher que nunca conheceu sua mãe? E aqui não estamos falando apenas da mãe biológica, mas também da mãe adotiva (mãe do coração). Como sobrevive alguém que não teve o sabor, a graça e a ternura de ter vivido sobre os cuidados de uma mãe. É difícil imaginar essa situação, porque, de uma ou outra maneira, sempre haverá uma mulher que, embora sendo mãe de outros filhos, lhe proporciona uma atenção especial e lhe alimenta com esperança e inspiração. O que seria de um filho sem mãe… que morreu ou desapareceu após o seu nascimento; que foi criado em orfanatos ou nas ruas, sem o convívio afetuoso de uma mulher meiga, amável e fraterna?

É quase impossível imaginar como se cria uma criança ou se educa um adolescente que nunca teve a sorte de conhecer “as coisas” que só uma mãe pode conceber e lhe oferecer, tais como deixar o filho bem asseado e alimentado; fazê-lo feliz e risonho; vesti-lo com uma roupinha nova para lhe dar estímulo; levá-lo a escola ou ao parque de diversões para lhe fazer companhia; preocupar-se com seu aproveitamento na escola; contentar-se com o troféu ganho no torneio da classe; gostar também de rock para lhe agradar aos olhos; olhar com simpatia e com ternura para seus colegas; brincar com você nos fins de semana e nas horas vagas; sofrer com seu tombo da bicicleta e com a perda do seu animal doméstico de estimação; dormir ao seu lado como meio de espantar os seus medos e temores durante a noite; ensinar-lhe a rezar ou orar como forma de lhe ensinar a ser obediente com o Ser Supremo, criador de todas as criaturas; incentivar-lhe a crer que você nunca estará só, nem nunca será rejeitado; acolher-lhe em seus braços abertos em todos os instantes da vida; embalar seus sonhos e suas esperanças; discipliná-lo com severidade, mas também acariciar-lhe com intensidade.

Mãe é aquela criatura doce, meiga e bondosa que sente preocupação com o bem-estar de cada um dos filhos ou de cada uma das filhas, depois que eles nascem e crescem. Mãe é mulher sensível que mesmo vendo seu filho crescido ainda o trata como criança e se preocupa com suas amizades, suas companhias, até mesmo com a namorada que ele conquista; ou com aquela filha crescida que só se preocupa consigo mesma, com roupas ou maquiagem, e com mais ninguém.

Por isso, certa vez perguntaram a um Sábio – O que é uma Mãe? E ele, do fundo de sua alma, respondeu: “Uma Mãe é uma fonte doadora de vida, uma Mãe é uma floresta em cujo coração escondeu um segredo tão antigo como as montanhas, um segredo de renovação e tal qual a natureza que se renova a cada dia, a Mãe ressurge mais perfeita, mais bela, mais Mãe”. Mãe e maternidade é uma dádiva de Deus… Pensemos nisso! Por hoje é só.