Geral

Clássico e contemporâneo se unem na Semana de Artes da Escola Santos Ferraz

28/05/2016
Clássico e contemporâneo se unem na Semana de Artes da Escola Santos Ferraz
Jardins suspensos da escola, onde alunos decoraram os corredores com espécies nativas e trepadeiras em vasos coloridos e pneus coletados na edição passada da SASF (Foto: Valdir Rocha)

Jardins suspensos da escola, onde alunos decoraram os corredores com espécies nativas e trepadeiras em vasos coloridos e pneus coletados na edição passada da SASF
(Foto: Valdir Rocha)

A união do clássico e do contemporâneo refletida em diversas manifestações artísticas, com direito a um Dom Quixote taquaranense. Este é um resumo do que foi a décima edição da Semana de Artes da Escola Santos Ferraz (SASF), evento que, desde o último dia 20, mobilizou o município agrestino com uma farta programação cultural, incluindo dança, teatro, desfiles de moda, música e outras manifestações culturais. As atividades se encerraram neste sábado (28) com uma encenação na feira livre da cidade.

Um dos idealizadores do projeto, o diretor-geral Igor Rozza, que também é ator, conta que a SASF cresceu tanto que ultrapassou os muros da escola, sendo levada para as ruas e demais espaços públicos da cidade. “É um evento que mobiliza toda a cidade e que já se tornou parte do calendário cultural taquaranense. É uma semana onde a escola está de portas abertas à população ofertando cultura. Inclusive trazemos grupos teatrais da Universidade Federal de Alagoas para se apresentarem aqui”, destacou Rozza.

O evento é também fruto de uma construção coletiva. Alunos, professores, pais, ex-alunos e até mesmo os comerciantes da cidade ajudam na organização das atividades, cada um dando a sua contribuição. No desfile de moda, realizado no ginásio municipal, alunos e ex-alunos se revezaram na elaboração de lustres, revisão da parte elétrica e decoração do cenário.

Interdisciplinaridade

Além de levar diversas manifestações culturais à Taquarana, a SASF é uma oportunidade de trabalhar o conteúdo curricular do ensino médio de forma inter e multidisciplinar.

Foi o caso dos jardins suspensos da escola, onde alunos decoraram os corredores com espécies nativas e trepadeiras em vasos coloridos e pneus coletados na edição passada da SASF.

“As professoras de Biologia e Geografia nos incumbiram de criar este jardim e tudo foi feito a custo mínimo: já tínhamos os pneus, e, as mudas, buscamos com nossos familiares. O resultado não poderia ser melhor, a escola ficou mais bonita e arborizada”, diz, orgulhoso, Arthur Célio Santos, aluno da 1ª série do Ensino Médio.

Outro exemplo de interdisciplinaridade foi a curiosa adaptação de Dom Quixote para a realidade taquaranense. A encenação da companhia teatral Insanos deu uma nova roupagem ao clássico de Miguel de Cervantes, homenageando o município e suas personagens típicas.

“Quisemos brincar com o clássico e trazê-lo para Taquarana. Por exemplo, no lugar dos moinhos, nosso Quixote combate cataventos e cabras. Por meio da peça, também trabalhamos três disciplinas: História, Arte e Língua Espanhola, visto que parte da encenação foi no idioma original da obra”, conta Igor Rozza, que protagonizou a peça.

Nova edição 2017

Com o fim da edição 2016 da SASF, a edição 2017 do evento já começa a ser construída nas próximas semanas.