Geral

Bombeiros celebram 23 anos de autonomia administrativa do CBMAL

31/05/2016
Bombeiros celebram 23 anos de autonomia administrativa do CBMAL
44 praças e dez oficiais foram promovidos a novas graduações e postos  (Ascom/CBMAL)

44 praças e dez oficiais foram promovidos a novas graduações e postos
(Ascom/CBMAL)

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas comemorou nesta segunda-feira (30), no auditório da Esmal, 23 anos de autonomia administrativa. Na ocasião, também foram realizadas a abertura dos Jogos Internos da corporação, a promoção de oficiais e praças e, ainda, o lançamento da edição especial da Revista Bombeiros, que teve como tema o I Encontro Nacional de Salvamento Veicular.

O comandante-geral da CBMAL, coronel Adriano Amaral Silva, lembrou, durante discurso, no evento, em que as conquistas do Corpo de Bombeiros nesse aniversário de autonomia se deve também a todos aqueles que um dia integraram o efetivo da instituição.

“Não há como vislumbrar as conquistas de hoje sem olhar para o nosso passado. Os nossos valores, nosso patrimônio humano e histórico-cultural são resultados do esforço de todos aqueles homens e mulheres que nos antecederam”, disse o comandante.

“Vocês (do Corpo de Bombeiros) têm uma respeitabilidade muito grande. A sociedade alagoana parabeniza e agradece pelo trabalho de profissionalismo que todos realizam. Falar que é bombeiro é motivo de orgulho. Meu filho tem 11 anos e se perguntarem para ele o que ele quer ser, ele vai dizer bombeiro. E sabe por que? Porque vocês são heróis”, disse Lucy Rabelo.

PROMOÇÃO

Em um dos momentos mais esperados, 44 praças e dez oficiais foram promovidos a novas graduações e postos. Os militares puderam comemorar com seus familiares esse momento importante de suas carreiras, que representa tanto maior prestígio, quanto maior responsabilidade em suas missões no Corpo de Bombeiros.

“Aos colegas recém promovidos, afirmo que a ascensão na carreira militar, nesta noite tão especial, materializada no ato de promoção, é o justo reconhecimento de uma longa jornada de esforço e muito trabalho desprendidas por nossos bombeiros militares, homens e mulheres abnegados que se doam integralmente no cumprimento de seus deveres e ao engrandecimento da instituição”, disse o comandante-geral.

JOGOS INTERNOS

Em seguida, o coronel Adriano Amaral, realizou a abertura oficial da segunda edição dos Jogos Internos do CBMAL. O comandante parabenizou a iniciativa da Superintendência de Ensino e do Centro de Treinamento Físico e Desporto e pelo esforço em incentivar a prática desportiva.

O comandante lembrou de outras ações de fomento ao esporte, como o apoio dado aos atletas de bom rendimento da corporação. “Temos proporcionado de forma organizada o patrocínio aos atletas do CBMAL de bons rendimentos para participarem de diversas competições nacionais e internacionais a fim de representar e elevar o nome da nossa corporação, servindo de exemplo e estímulo aos demais militares”, afirmou o comandante.

A secretária Cláudia Petuba destacou a importância de a corporação fomentar o esporte entre seus militares. “Vocês enquanto corporação, quando começam a inserir o esporte no dia a dia de vocês, começam a engrandecê-lo em sua missão maior: educar nossa sociedade numa cultura de tolerância. Mostrando que a disputa pode existir sim, que os adversários podem existir, mas desde que com muito respeito. Acho que essa é a maior lição que podemos tirar do esporte”, disse a secretária.

REVISTA

Ainda na cerimônia, foi lançada a edição especial da Revista Bombeiros, informativo eletrônico do CBMAL, que teve como tema o I Encontro Nacional de Salvamento Veicular (Ensalv). O evento reuniu mais de 200 profissionais dessa modalidade de salvamento com o intuito de unificar e padronizar o serviço de salvamento veicular em todo o país.

Alagoas foi um dos primeiros estados brasileiros a possuir equipes especializadas de salvamento veicular e agora, reafirmou seu pioneirismo ao realizar o I Ensalv, um verdadeiro marco na história do CBMAL.

“É com imensa satisfação de lançarmos oficialmente a Edição Especial da Revista Bombeiros, sobre o I Ensalv, evento que integrou bombeiros militares de todo Brasil, os quais discutiram e praticaram nas palestras e oficinas planejadas as novas técnicas na doutrina de salvamento veicular”, afirmou o coronel Adriano.