Geral

Bibliotecas de Novo Lino e Japaratinga recebem livros e ar condicionado

09/05/2016
Bibliotecas de Novo Lino e Japaratinga recebem livros e ar condicionado
Foram entregues 350 livros para a renovação e ampliação do acervo das bibliotecas (Foto: Daniel Borges)

Foram entregues 350 livros para a renovação e ampliação do acervo das bibliotecas (Foto: Daniel Borges)

Com a temática “O livro e a literatura”, a Secretaria de Estado da Cultura realizou capacitações e entrega de kits para as biblioteca municipais de Novo Lino e Japaratinga, durante a 3ª edição do Governo Presente, na região Norte de Alagoas.

“Foram dois dias de intensas atividades de fomento à leitura, movimentação e dinamização das bibliotecas municipais, visando o desenvolvimento dos equipamentos culturais e atualização dos gestores”, destacou a secretária Mellina Freitas.

Na ocasião, foram entregues 350 livros para a renovação e ampliação do acervo das bibliotecas, que contou com a parceria do Sistema Estadual de Bibliotecas e Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

 

A secretária Mellina Freitas, também assinou, com a prefeita de Japaratinga, Justina Pacheco, e o secretário de Cultura de Novo Lino, Luisinho, um termo de doação de condicionadores de ar para a melhoria na estrutura dos espaços. “Serão dois aparelhos de ar condicionado para que a bibliotecas se tornem ambientes agradáveis e ainda mais atrativos”, disse Mellina Freitas.

“O programa Governo Presente é muito bom. Aproxima as ações do Estado da população e gestores municipais. Estamos muito felizes em receber as capacitações e doações para a nossa biblioteca”, afirmou a prefeita Justina Pacheco.

 

Os gestores e coordenadores das bibliotecas receberam visita técnica e capacitação promovida pela equipe da Secult. “Nós repassamos algumas técnicas de organização de acervo e sugestão de atividades lúdicas a serem realizadas a fim de agregar valor ao espaço”, explicou a coordenadora do SEB, Mira Dantas.

A programação contou ainda com apresentações artístico-culturais da banda marcial Paulo Rufino, Carimbó do Peti e pastoril Nossa Senhora das Candeias. “Apresentamos para a comunidade as manifestações culturais tradicionais da região, no intuito de resgatar nossos folguedos populares”, falou a secretária Mellina Freitas.

 

As ações da Secretaria de Estado da Cultura estão dentro do programa Alagoas é Cultura no Interior (Pacin), que estabelece ações para interiorização cultural e integração de projetos.

O Pacin visa identificar as potencialidades culturais e dialogar com os gestores e comunidade para a realização de projetos em conjunto, com o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura no interior, fortalecendo o segmento por região.