Política

Assembleia terá um representante no revezamento da Tocha Olímpica

25/05/2016
Assembleia terá um representante no revezamento da Tocha Olímpica
Com uma história ligada ao esporte no Estado, Gildo Santana é um dos fundadores do grupo Ciclistas Corredores (Foto: Maivan Fernandez)

Com uma história ligada ao esporte no Estado, Gildo Santana é um dos fundadores do grupo Ciclistas Corredores (Foto: Maivan Fernandez)

A Assembleia Legislativa terá um representante no revezamento da tocha olímpica em Maceió. Gildo Santana de Souza, que ocupa o cargo de secretário parlamentar na Casa de Tavares Bastos, é um dos 159 alagoanos que terá o privilégio de conduzir o símbolo máximo das Olimpíadas, que este ano será realizada na cidade do Rio de Janeiro. Além de Maceió, outros cinco municípios – São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Murici e União dos Palmares – serão agraciados com a visita da tocha. O revezamento da tocha olímpica, nas ruas de Maceió, acontecerá no próximo dia 29 de maio, e contará com a participação de 110 condutores.

Gildo conta que a escolha de seu nome partiu da indicação de um amigo chamado Joaquim Carvalho, que apresentou um resumo de sua história para uma das empresas patrocinadoras do evento.. “Recebi 95 indicações, no site do patrocinador, de pessoas contando um pouco do que conheciam sobre a minha história no que concerne a questão da qualidade de vida, do incentivo ao esporte. Então a coordenação do evento entendeu que o que eu faço tem algo a ver com o espírito olímpico e consolidou o meu nome”, contou o atleta amador, informando que desde a indicação até a consolidação do seu nome se passaram quatro meses.

Com uma história ligada ao esporte no Estado, Gildo Santana é um dos fundadores do grupo Ciclistas Corredores, que tem como principal objetivo o incentivo e a promoção do ciclismo como esporte e lazer, além de um forte trabalho no incentivo a corrida de rua, de tracking e corrida de aventura. “Além de trabalhar com a questão da mobilidade urbana, onde lutamos pela construção de ciclovias (tanto para o lazer como para competição)”, acrescenta.

Ao ser questionado sobre a expectativa para o grande dia, Gildo conta que está tranquilo, pois tem trocado experiências com os vários condutores revezadores, através de uma rede social e que isso o tem lhe ajudado a se manter equilibrado emocionalmente. “O que não quer dizer que a ‘ficha não venha a cair’ na hora. Até porque é um evento único, raro, que poderá não ocorrer mais no Brasil. E temos que aproveitar esse momento da melhor forma possível”, disse. “Estou representando a população brasileira, junto com os demais 11.999 participantes de todo o País”, se mostrando orgulhoso em ser um dos condutores da tocha olímpica no Estado.