Geral

Artesanato alagoano é exposto e comercializado em Congresso de Trauma Ortopédico

07/05/2016
Artesanato alagoano é exposto e comercializado em Congresso de Trauma Ortopédico
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

O artesanato alagoano é destaque em todo país e é uma das escolhas dos turistas que querem levar alguma lembrança do estado. Os turistas de negócios e eventos nem sempre conseguem tempo para visitar os pontos de venda e conhecer a arte. Pensando nisso, o Maceió Convention & Visitors Bureau, Sedetur, Sebrae e Centro de Convenções promovem a exposição de peças selecionadas, durante o XXII Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico, que teve início ontem e vai até o dia 7 de maio, no Centro de Convenções.

            Segundo a Superintendente do Maceió Convention, Danielle Novis, unir o artesanato ao turismo de eventos é uma maneira de comercializar e apresentar os produtos a um público diferenciado. “O evento reúne cerca de 1.200 participantes que podem conhecer o artesanato com facilidade, ao longo do próprio congresso. E os artesãos ganham mais um espaço para divulgar e vender as suas criações”, comemora.

            Ao todo, são seis artesãos que participam do evento, Pontos e Contos, Amor Caseado, La Gaveta, Fulô.A, Corá e Instituto do Bordado Filé. “A escolha dos expositores varia de acordo com o perfil do evento”, explica a Superintendente de Desenvolvimento Regional da Sedetur, Giselle Mascarenhas.

          Para o Congresso de Trauma Ortopédico foram escolhidas peças diferenciadas, exclusivas. “Colocamos o que há de melhor com o objetivo de aumentar a visibilidade, promover a excelência do artesanato, além da comercialização e geração de renda”, diz Giselle.

            Esta exposição do artesanato é apenas o início da ação. O calendário de eventos do MC&VB já conta com 39 eventos  e a expectativa é que os encontros se tornem mais um ponto de divulgação e venda.

            Para a Analista Técnica do Sebrae, Marina Gatto, a iniciativa foi muito importante neste momento de crise econômica. “Desde o ano passado, os dias têm sido difíceis para o comércio por conta da baixa nas vendas. Então o Sebrae pensou em ações que pudessem ajudar também os artesãos, e os eventos se tornaram uma ótima oportunidade”.

            De acordo com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, expôr o artesanato em eventos é mais uma maneira de divulgar a cultura alagoana para o mundo. “Por isso resolvemos levar ao Centro de Convenções essa que será a primeira de muitas exposições da arte popular produzida em Alagoas. Além de aproximar nossa cultura dos visitantes, fomentamos também a comercialização, o que certamente garante que nosso artesanato se perpetue”, conta.