Cidades

Arapiraca terá curso de iniciação à Astronomia

25/05/2016
Arapiraca terá curso de iniciação à Astronomia
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

Contemplar a beleza do céu noturno e observar o movimento das estrelas e dos corpos celestes em Arapiraca.

Para tanto, será realizado o 1º Curso de Iniciação à Astronomia no Planetário Municipal e Casa da Ciência de Arapiraca.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clube de Astronomia Eclipse de Arapiraca e Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEEAL).

O primeiro curso de Astronomia de Arapiraca terá uma abordagem de iniciação para professores e estudantes da Educação Básica, alunos dos cursos de graduação e comunidade em geral.

De acordo com a diretora do Planetário de Arapiraca, professora Janice Gomes, haverá práticas astronômicas voltadas para a realidade dos participantes da formação.

“Esse curso pretende, justamente, proporcionar um conhecimento, iniciando pela história da astronomia e daqueles que deixaram sua marca para a civilização, esfera celeste, movimentos celestes, sistema solar, constelações, poluição luminosa, instrumentos astronômicos, estrelas, nebulosas, astrobiologia e, por fim, as descobertas astronômicas após o funcionamento do telescópio Hubble”, afirma a diretora.

Janice Gomes também esclarece que o objetivo do curso é contribuir com a formação e a prática de pessoas com interesse em Astronomia, por meio da Extensão Universitária.

O curso será realizado aos sábados (de 11 de junho a 9 de julho de 2016), no período das 15 às 19 horas, no Planetário de Arapiraca, com aulas ministradas por planetaristas e profissionais da Astronomia convidados para atuarem como formadores no curso de extensão.

Depois de cada formação teórica, haverá a parte prática do curso, com as observações celestes por meio de telescópios e outros instrumentos astronômicos que proporcionam a visualização de corpos celestes. Ao final do curso será emitido um certificado de 40 horas para os participantes.

As inscrições já podem ser realizadas no Planetário de Arapiraca (Lago da Perucaba) e as vagas são limitadas.

Horário das inscrições:  das 8 às 12h e das 14 às 17h (De segunda a sexta-feira)

Contatos: (82)  3530-7310  //   (82)  98105-7864