Artigos

Algumas datas comemorativas

13/05/2016
Algumas datas comemorativas

Todos os meses possuem suas datas comemorativas. Patrícia de Moraes, na “Oração de Maio, pede que as pessoas “como São José Operário possam obter com o suor de seu trabalho o pão de cada dia”. Como se sabe, o dia primeiro de maio é o Dia do Trabalho e do Trabalhador.

Ocorre que, conforme noticiários “nos últimos 12 meses já foram supressos 1.853.076 vagas formais”. Por sua vez quem procura trabalho não encontra. Muitos que ainda estão no trabalho ficam angustiados, com medo de perder o emprego.

Esperamos que os maiores responsáveis por este grande País, que é o Brasil, envidem esforços a fim de que haja clima para a festa do trabalho e do trabalhador.

O dia sete de mês em curso assinala o Dia do Oftalmologista. Aqui ficam meus cumprimentos às doutoras Maria José Cardoso Ferro e às irmãs Sônia e Suely e aos demais médicos que trabalham nesta área importantíssima da Medicina. O dia 12 é o Dia do Enfermeiro. Certa feita, dirigindo-me a um grupo de enfermeiros, proferi estas palavras: A saúde e a vida são bens supremos do ser humano: Ambas são protegidas por várias profissões, entre elas, a enfermagem que existe a serviço do ser humano. Que vocês sejam autênticos enfermeiros, nos hospitais, nos isolamentos, nos sanatórios, nas maternidades, nos centros de recuperação, nos domicílios, nos laboratórios. Que os enfermos sintam a sua dedicação, a sua amizade a sua fé.

Dezesseis de maio assinala o dia do Gari. Trata-se daquele que cuida da limpeza pública. Aleixo Gary era o administrador da empresa que cuidava da limpeza pública, no Rio de Janeiro. O nome Gary foi substituído por gari.

Ninguém pode ignorar o Dia das Mães que ocorre no 2º domingo de maio. Convém lembrar que Anne Jarvis ficou muito desolada com a morte de sua genitora. Por ocasião do primeiro aniversário do falecimento, várias amigas visitaram a jovem órfã. Esta sugeriu que houvesse, todo o segundo domingo de maio, comemoração a todas as mães vivas e falecidas.

No Brasil, o Dia das Mães foi oficializado em 1932, no governo de Getúlio Vargas. Pode-se dizer que a mãe esquece seu sofrimento para sofrer com seu filho ou sua filha. Escrevi isso no ano passado. Ainda, no ano pretérito, lembrei que a mãe conduz o filho no ventre por nove meses, dois anos nos braços e a vida inteira no coração.

Para os católicos, o mês de maio é denominado o mês de Nossa Senhora. Lembra Adolf Adam que “o fato de se consagrar todo mês de maio com orações diárias ou pelo menos frequentes é o resultado de uma evolução que começa no século XVII e se encerra em meados do século XIX”.

O Papa Paulo VI, na sua encíclica “Mense maio”, recomenda que se trata de costume fiel, para os cristãos fazer orações em conjunto pelas necessidades da Igreja.

Eis algumas datas comemorativas neste mês de maio.