Política

Admissibilidade do impeachment: Quintella a um passo do Ministério dos Transportes

11/05/2016
Admissibilidade do impeachment: Quintella a um passo do Ministério dos Transportes
Quintella se tornou homem forte no iminente governo Temer (Foto: cadaminuto)

Quintella se tornou homem forte no iminente governo Temer (Foto: cadaminuto)

Com a iminente ida do deputado federal Mauricio Quintella (PR-AL) para o comando do Ministério dos Transportes, dentro do planejamento traçado pelo vice-presidente Michel Temer – a um passo de assumir a presidência do País – o primeiro suplente da coligação, Nivaldo Albuquerque (PRP), assume a vaga na Câmara Federal.

Nivaldo Albuquerque, 28, é o presidente do PTB em Alagoas e filho do deputado estadual, Antônio Albuquerque, que tentou negociar – sem sucesso – colocar o filho no governo Renan Filho (PMDB). Seu pai está cumpre o sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Alagoas.

O pecuarista ficou em 10º lugar nas eleições de 2014, quando obteve 66.910 votos.  Naquele ano, a coligação ‘Juntos com o povo pela melhoria de Alagoas’ foi formada pelo PP / PPS / PSDC / PRP / PR / PSL / PSB / SD / DEM.

Já Quintella assumirá o ministério que passará a ser integrado  pela Secretaria de Aviação Civil, na tentativa de Temer de reduzir o número de ministérios. O comando – definido na semana passada – será mesmo entregue ao PR.

Llíder do PR, às vésperas da votação do impeachment na Câmara Federal, Quintella decidiu abdicar do cargo para votar a favor do afastamento da presidente, contrariando a decisão da Executiva do partido.

Caso se confirme a admissibilidade do impeachment no Senado, o Albuquerque não dependerá de decisão da Justiça Eleitoral para tomar posse na Câmara dos Deputados.