Geral

Ações de cidadania beneficiam moradores da comunidade de Guaxinim

27/05/2016
Ações de cidadania beneficiam moradores da comunidade de Guaxinim
Davi Meneses dos Santos de dois anos e meio tirando o 1º RG (Foto: Paulo Rios)

Davi Meneses dos Santos de dois anos e meio tirando o 1º RG (Foto: Paulo Rios)

Para garantir os direitos das comunidades indígenas e remanescentes dos quilombos, uma  das prioridades do governador Renan Filho, o Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil, mobilizou agentes do Instituto de Identificação para o primeiro Dia D Governo Presente.

A emissão de documentos é o serviço mais procurado na ação, que acontece nesta sexta-feira (27) no povoado Guaxinim, em Cacimbinhas.

Raíssa Meneses dos Santos tem 18 anos e trouxe o filho Davi Meneses dos Santos de dois anos e meio para tirar a identidade. “Quando eu soube que hoje eu poderia fazer o documento do meu filho, vim logo porque tem muito benefício social que só recebe com a documentação certinha”, disse Raíssa Meneses.

De acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, o acesso à documentação básica é um reconhecimento da cidadania destes povos tradicionais. “Ter esses documentos auxilia no processo de autoidentificação, organização social e política dos quilombolas”, afirmou Farias.

As carteiras de identidades são emitidas gratuitamente, as fotos e as digitais são tiradas no local e os documentos estarão disponíveis em 90 dias na Prefeitura da cidade.

Cerca de 500 pessoas devem ser atendidas no Dia D Governo Presente em Cacimbinhas.

Com a parceria do Tribunal de Justiça dezenas de casais devem oficializar a união matrimonial no casamento coletivo previsto para as 15h.