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Vitória cresceu o dobro do rival Bahia em sócio-torcedores em 2016

19/04/2016
Vitória cresceu o dobro do rival Bahia em sócio-torcedores em 2016
(Foto: Divulgação) Mosaico Vitória Bahia Torcida Sócio-Torcedor

(Foto: Divulgação) Mosaico Vitória Bahia Torcida Sócio-Torcedor

Dois gigantes do futebol nordestino, Vitória e Bahia desde muito tempo não travam dérbis apenas dentro de campo, mas também fora dele. Com a obtenção de 1.545 novos associados em seu programa “Sou Mais Vitória” até aqui no ano, o clube rubro-negro se credenciou como um dos maiores crescimentos no quesito em todo o estado.

De acordo com informações do site historicofutebolmelhor.com.br,que contabiliza periodicamente os novos sócio-torcedores dos clubes aderentes ao Movimento por um Futebol Melhor, o “Leão”, de quebra, apresentou pouco mais do que o dobro de adesões em relação ao grande rival, que, em 2016, teve apenas 737.

O único nordestino a superar os rubro-negros na temporada é o Náutico, com 2.182 até aqui.

Entretanto, vale ressaltar que o “Tricolo de Aço” possui ampla vantagem no geral, segundo ranking do próprio movimento: 24.842 sócios, na 12ª colocação, contra 10.852 do Vitória, na 17ª.

Gerente do departamento de marketing rubro-negro, o gaúcho Paulo Verardi explica que grande parte desse sucesso no ano se deve não só ao fato da equipe do Barradão ter confirmado seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro em 2015, mas também pela melhoria na comunicação entre time e torcida.

“Esse fato do Brasileirão que se aproxima, dentre outros nesse terreno, sem dúvida, motivam. Mas é mandatório o incentivo via comunicação, ações específicas e bons serviços. Tudo isso tendo como diretriz uma filosofia de clube e consciência do torcedor sobre a importância da associação”, contou, em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br.

Além da comunicação mais eficaz, o terceiro colocado da Série B de 2015 deu um “toque feminino” em sua torcida. Como março é internacionalmente conhecido como o mês da mulher, o Vitória realizou diversas promoções com esse público, visando atraí-lo ainda mais ao estádio.

Jogadores do Vitória comemoram o gol marcado pelo zagueiro Ramon© GazetaPress Jogadores do Vitória comemoram o gol marcado pelo zagueiro Ramon

“Essa foi uma promoção que trouxe muita visibilidade ao projeto. Trabalhamos muito no mês de março com o público feminino do Vitória, e elas responderam muito bem a isso, foi algo em que a gente trabalhou bastante”, disse Verardi.

“O torcedor tem sido muito sensível a isso, e o resultado é esse. Além da comunicação, a gente tem usado, em uma primeira instância, várias melhorias em termos de serviços, qualidade nos atendimentos… Agora estamos com muito mais interação e dando mais resposta ao nosso associado. Estamos chamando atenção para o conforto que ele tem, podendo se associar sem sair de casa, pela internet e rapidamente receber seu cartão que tanto se orgulha, que é muito bonito, por sinal, e se destaca pela beleza”, completou o gerente.

E o crescimento do “Leão da Barra” em sócio-torcedores tem um objetivo claro.

“O associado pode construir um Vitória mais forte. Tem importância tanto em competitividade, como em poderio financeiro para o clube”, explicou.