Geral

Vigilância Sanitária realiza capacitação para descentralizar ações na área de medicamentos

04/04/2016
Vigilância Sanitária realiza capacitação para descentralizar ações na área de medicamentos
Vigilância Sanitária promoveu capacitação para descentralizar ações na área de medicamentos (Foto: Divulgação)

Vigilância Sanitária promoveu capacitação para descentralizar ações na área de medicamentos (Foto: Divulgação)

As Vigilâncias Sanitárias Municipais participaram nesta segunda-feira (4) do encontro para capacitação de técnicos na área de medicamentos. Durante o curso os participantes receberam informações sobre boas práticas farmacêuticas, sistema nacional de gerenciamento de produtos controlados e combate à falsificação e contrabando, além do conhecimento sobre a aplicação do processo administrativo sanitário.

De acordo com a responsável pelo setor de controle de medicamentos e drogas, Ianara Acioli, a iniciativa prepara os profissionais para a descentralização das ações de vigilância nas cidades. “Com a descentralização as ações ficam mais próximas dos cidadãos e podem responder com mais celeridade às demandas da sociedade”, destacou Ianara.

A iniciativa contou com a participação de representantes dos municípios de Major Izidoro, Marechal Deodoro e Teotônio Vilela.

“O treinamento é importante pois fortalece a instituição da vigilância sanitária municipal e aperfeiçoa as ações de inspeções sanitárias”, ressaltou Ianara. Após o curso os municípios capacitados assumem a inspeção sanitária e a liberação do alvará sanitário de farmácias, drogarias e postos de medicamentos.

“Atualmente 14 cidades de Alagoas realizam efetivamente as ações de vigilância sanitária na área de medicamentos. Com o avanço no número de cidades a população ganha com mais agilidade e resolutividade na fiscalização”, ressaltou a técnica.

A capacitação reuniu profissionais de nível médio e superior que atuam nos órgãos de vigilância dos municípios e foi realizada na sede da Vigilância Sanitária Estadual no bairro do Centro em Maceió.