Brasil

Universitária que atacou Dom Odilo agride juiz militar em audiência

01/04/2016
Universitária que atacou Dom Odilo agride juiz militar em audiência

Estudante foi levada para a delegacia após agredir juiz durante audiência (Foto: TV Globo/Reprodução)

Estudante foi levada para a delegacia após agredir juiz durante audiência (Foto: TV Globo/Reprodução)

Uma estudante de Direito de 27 anos foi detida após agredir um juiz durante uma audiência no Tribunal de Justiça Militar do estado de São Paulo, na tarde de quinta-feira (31), informou o SPTV. É o segundo caso de agressão a magistrados esta semana na cidade de São Paulo. Na quarta-feira (30), uma juíza foi mantida refém por 30 minutos, sob a ameaça de ser incendiada por um homem que invadiu o Fórum Butantã.

Segundo a Polícia Civil, a universitária Adriana Oliveira Santos também agrediu o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, durante uma missa de celebração da Páscoa na Catedral da Sé, informou o SPTV.

Na tarde de quinta-feira, a estudante pediu para se manifestar durante a audiência, mas não foi autorizada pelo juiz. De acordo com o SPTV, ela se exaltou e invadiu a área reservada para os magistrados. Em seguida, ela gritou. O promotor que estava no local deu voz de prisão à universitária, e ela reagiu arremessando volumes do processo e livros contra o juiz Ronaldo João Roth.

Adriana Oliveira Santos foi levada para o 4º Distrito Policial, onde o caso foi registrado. Ela pagou fiança no valor de um salário mínimo e foi liberada. Na saída da delegacia, na noite de quinta-feira, ela não quis conversar com a imprensa porque estava com dores no braço.

Ainda de acordo com a polícia, Adriana Santos tem histórico de agressões a pelo menos dois delegados do interior paulista, informou o SPTV. O G1 procurou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), mas até esta publicação a pasta não havia divulgado mais informações sobre o caso. O Tribunal de Justiça Militar também não se manifestou sobre o assunto.

Ameaça a juíza

Na quarta-feira (30), um homem que invadiu o Fórum Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, e manteve a juíza Tatiane Moreira Lima refém por 30 minutos, sob a ameaça de incendiá-la. Ele planejava matar a magistrada e se suicidar em seguida. O homem jogou líquido inflamável nele e na mulher e com um isqueiro pretendia colocar fogo nos dois. É o que informa o boletim de ocorrência registrado pela polícia no 51º Distrito Policial (DP), onde o caso é investigado.

O vendedor Alfredo José dos Santos, de 36 anos, foi preso no mesmo dia pela Polícia Militar (PM) após se distrair com policiais que o filmavam. O invasor havia exigido que filmassem a juíza da Vara de Violência Doméstica, dizer que ele era inocente da acusação de ter agredido sua ex-mulher.

De acordo com o registro policial, por conta do caso envolvendo a magistrada, Alfredo – que já respondia em liberdade por violência doméstica – foi indiciado agora por tentativa de assassinato, explosão e resistência. Por esses crimes, o agressor responderá preso.

Agressão a Dom Odilo
O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, foi agredido ao final da missa que abriu as celebrações da Páscoa na manhã do dia 24 de março, na Catedral da Sé, em São Paulo. Uma mulher que assistia à celebração e tentou subir no altar durante a missa conseguiu, ao final, agarrar o arcebispo pelas costas, levando a mão em direção ao rosto de Dom Odilo, que ficou arranhado.

Ambos caíram no chão, e as pessoas que estavam em volta precisaram retirar os óculos de Dom Odilo da mão da agressora. A mulher foi retirada por dois policiais militares aos gritos de outros fiéis (veja no vídeo acima). Dom Odilo escreveu no Facebook que a mulher é “uma pessoa que precisa de ajuda“.

A missa começou às 9h com a celebração do crisma na Catedral da Sé, que estava lotada. O arcebispo abençoou os óleos que vão ser usados na igreja durante todo o ano. Durante a cerimônia, cerca de 400 padres da Arquidiocese de São Paulo renovaram seus votos sacerdotais.