Brasil

Tornado, chuva e ventania provocam estragos e deixam feridos no RS

25/04/2016
Tornado, chuva e ventania provocam estragos e deixam feridos no RS
Tornado provocou danos em São Miguel das Missões (Foto: Reprodução/RBS TV)

Tornado provocou danos em São Miguel das
Missões (Foto: Reprodução/RBS TV)

A cidade de São Miguel das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi atingida por um tornado no final da tarde de domingo (24), conforme afirmam meteorologistas da Somar Meteorologia na análise feita com base em imagens que comprovam que o cone da tempestade tocou o solo.

Cinco pessoas ficaram feridas, além do destelhamento de casas e queda de árvores que provocou danos a um museu da cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 15 famílias tiveram que deixar suas casas por conta da chuva que fez o Rio Pessegueiro transbordar em ao menos quatro bairros. Pelo menos 60 casas foram afetadas, conforme a prefeitura da cidade.

Conforme a Somar Meteorologia, os lugares mais comuns para formação de tornados no Brasil é o Rio Grande do sul, ou nas regiões litorâneas do Sul e do Sudeste do País. Os tornados costumam acontecer em períodos de transição.

Ocorreu um deslizamento de terra entre as cidades de Santa Rosa e Giruá, na ERS-344, provocando bloqueio parcial da via, que agora opera em meia pista. Uma ponte foi interditada na altura do km 18 da ERS-307, entre Campina das Missões e Cândido Godoy e não é possível passar pelo local.

Cheias em Quaraí
A região na Fronteira Oeste do estado, divisa com o Uruguai sofre com as cheias desde a semana passada e a água está recuando muito lentamente. Em Quaraí, pelo menos 50 famílias seguem em abrigos municipais.

“É um pouco curioso porque ela (a água) está subindo rápido e demorando muito para baixar. Isso é o que nos deixa ansiosos, até porque para o lado do Uruguai choveu bastante e essa chuva foi intensa e está trazendo consequências para cá agora”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Fabiano Mazzini.

Cheia do Rio Quaraí (Foto: Reprodução/RBS TV)

Cheia do Rio Quaraí (Foto: Reprodução/RBS TV)