Geral

Sesau: poços artesianos devem atender critérios para garantir qualidade da água

28/04/2016
Sesau: poços artesianos devem atender critérios para garantir qualidade da água
Sesau alerta que água cristalina e sem odor não é sinônimo de qualidade. (Foto: Felipe Albuquerque)

Sesau alerta que água cristalina e sem odor não é sinônimo de qualidade. (Foto: Felipe Albuquerque)

Alguns condomínios preferem não utilizar a água fornecida por companhia de abastecimento e passam a explorar a água de poços artesianos. No entanto, a gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Elisabeth Rocha, alerta que água cristalina e sem odor não é sinônimo de qualidade.

“Os condomínios com sistema próprio de abastecimento precisam atender aos mesmos critérios das companhias de abastecimento”, orientou Elisabeth Rocha. O primeiro deles é a autorização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para se utilizar da água com a qualidade preconizada que garante a saúde dos condôminos.

A gerente estadual de Vigilância Ambiental lembrou que quando o órgão libera a utilização da água, não se trata da exploração de água mineral. Para esse consumo, é preciso ter cadastro na Vigilância Sanitária. Na verdade, para ingerir a água de poços artesianos, é preciso os mesmos cuidados que têm com a companhia de abastecimento: ferver, filtrar e, a cada litro de água, adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5%.

“É preciso chamar a atenção dos condôminos para os riscos da água contaminada”, acrescentou o coordenador de Vigilância Ambiental de Maceió, Alex Tenório. Segundo ele, caso as normas não sejam seguidas, o local é notificado, podendo até ser interditado e multado de acordo com os riscos que causou à população do condomínio.

Critérios

Os condomínios com sistema próprio de abastecimento devem cumprir alguns critérios. São elas, a análise mensal da qualidade da água, a desinfecção com o uso de cloro, a medição diária do cloro e apresentação semestral da qualidade do produto dos poços.

Mensalmente, a Vigilância Ambiental realiza a contraprova dos relatórios apresentados para atestar a qualidade da água. “Essa medida, que obedece à legislação, preza também pela saúde da população que, muitas vezes, pode se utilizar de água contaminada com nitrato e ter a sua saúde comprometida”, esclareceu Elisabeth Rocha.