Cidades

Penedo: Secretaria de Agricultura realiza série de ações em benefício da população rural

18/04/2016
Penedo: Secretaria de Agricultura realiza série de ações em benefício da população rural
(Foto: Ascom Penedo)

(Foto: Ascom Penedo)

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria de Agricultura tem realizado inúmeras ações em prol da população residente em todos os povoados pertencentes à zona rural de Penedo. Entre os benefícios estão: cursos profissionalizantes em parceria com o Senar; apoio técnico ao plantio de arroz; construção de tanques de bebedouro; horas-máquinas; entrega de Crotalária, planta usada no combate ao mosquito da dengue entre outras.

Em relação aos cursos profissionalizantes, todos eles foram feitos em parceria com o Senar- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Penedo, para o estimulo a produção de renda e o fortalecimento da economia doméstica, nas comunidades rurais do município. Entre os cursos estão: Informática, fabricação de biscoitos, sandálias artesanais, doces e salgados. Levando assim, a oportunidade para os moradores de diversas comunidades: Manimbú, Konrad, Ponta Mofina, Tabuleiro dos Negros e Castanho Grande.

Além disso, a Secretaria de Agricultura, que tem a frente o secretário Ricardo Araújo, tem realizado limpeza de solo e apoio técnico aos produtores que necessitam. E também participa da distribuição da Crotalária, planta que combate o mosquito da dengue, em parceria com a Secretária de Educação. A entrega dessa planta na cidade teve início na extensão da Escola Manoel Soares.

Distribuição de Crotalária

De acordo com as informações técnicas sobre o tema, essa planta ajuda a combater os focos do mosquito Aedes aegypti, ao atrair o inseto libélula, esse coloca uma larva que destrói o mosquito da dengue. Dessa forma, a Crotánalia tem um papel fundamental no controle biológico do mosquito da dengue, pois a eliminação do mosquito ocorre da seguinte forma: A planta atraia a libélula e, sua larva destrói o Aedes Aegypti ao ser ingerido por ele.

Com isso, a distribuição de Crotalária tem sido incentivada pelos governos, tendo em vista os prejuízos causados por esse mosquito transmissor da Dengue, Zica Vírus e Chikungunya. A planta pode ser cultivada em todas as partes do Brasil, com a ressalva que os métodos tradicionais de prevenção não podem ser abandonados, evitando principalmente o acúmulo de água parada em recipientes, pneus e lixões.