Geral

Pelé desassocia Olimpíadas de Copa do Mundo e pede apoio da população

08/04/2016
Pelé desassocia Olimpíadas de Copa do Mundo e pede apoio da população
O Rei do Futebol combate a corrupção com otimismo (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

O Rei do Futebol combate a corrupção com otimismo (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

Grande defensor da realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 – inclusive no período em que os protestos contra o torneio se avolumaram –, Pelé também é favorável à disputa das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Para ele, a população precisa esquecer o que possa ter dado errado dois anos atrás e apoiar os Jogos.

“Passado é passado”, disse Pelé, espontaneamente, ao se pronunciar em um evento da Associação Desportiva para Deficientes (ADD) realizado no Clube Esperia, na quinta-feira. “Tenho escutado duas ou três perguntas querendo comparar Olimpíada com Mundial, mas nós, brasileiros, devemos passar uma borracha no passado. Vamos fazer uma boa Olimpíada para que o mundo veja o Brasil como ele é. Bola para a frente.”

Na época da Copa do Mundo, Pelé afirmava que o povo deveria fazer qualquer manifestação somente após o evento, para não prejudicar o esporte e a imagem do País. Um ano mais tarde, eclodiu-se uma crise política na Fifa, com os banimentos do presidente Joseph Blatter e do secretário Jérôme Valcke, e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que teve o mandatário José Maria Marin preso no exterior. Estádios como o de Itaquera ainda se tornaram alvos de investigações na Operação Lava Jato por suporto pagamento de propinas, e algumas obras de mobilidade urbana não saíram do papel.

“A corrupção surpreende todo o mundo, não só a mim. É bem difícil para um brasileiro que faz parte do futebol sair pelo mundo ouvindo um monte de coisas em todos os lugares. Até no Japão e na Índia, onde o futebol não é o grande esporte, eles me perguntam: ‘O que aconteceu com o Brasil?’. E isso logo depois daquela derrota para a Alemanha na Copa do Mundo. É triste”, lastimou Pelé.

O ex-jogador ainda repetiu que ajudou a construir o legado do futebol nacional a partir da conquista do Mundial de 1958, na Suécia. “Eu tinha 17 anos, e ninguém sabia onde era o Brasil. Perguntavam se era junto com Argentina, Uruguai, e eu respondia que não tinha nada a ver com isso. Eles não conheciam o Brasil. Passamos a ser o país mais conhecido do mundo por causa do futebol”, disse.

Para Pelé, tamanho reconhecimento está ameaçado, independentemente do sucesso da organização das Olimpíadas e da Seleção Brasileira. “A administração de hoje acaba atrapalhando todo um trabalho maravilhoso que fizemos. Mas, se Deus quiser, a gente corrige isso”, confiou.