Geral

Lojistas do segmento artesanal do Brasil visitam Alagoas em expedição

01/04/2016
Lojistas do segmento artesanal do Brasil visitam Alagoas em expedição
Arte de dona Irineia Nunes já ganhou o mundo (Foto: Neno Canuto)

Arte de dona Irineia Nunes já ganhou o mundo (Foto: Neno Canuto)

“Alagoas tem o privilégio de concentrar uma enorme quantidade de Mestres da Arte Popular e inúmeros grupos de produção artesanal de grande qualidade técnica e estética”. A fala de Ricardo Pedroso, presidente da Associação Nacional As Cabras – voltada para o comércio do artesanato brasileiro – reafirma o que os alagoanos já sabem e se orgulham: uma das principais riquezas da cultura alagoana é a produção artesanal.

Pensando nisso, sete lojistas nacionais do segmento desembarcaram no estado, na última terça-feira (29), com a 2ª Expedição Alagoas, um projeto realizado pela Associação As Cabras que traz empresários especializados na comercialização da produção artesanal para conhecerem os produtos e peças produzidos pelos artesãos em seu local de origem. Os lojistas permanecem em Alagoas até domingo (03).

De acordo com a gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniela Vasconcelos, a ação representa mais uma oportunidade de expandir, nacionalmente, o trabalho feito em Alagoas.

“A gente sabe que o artesão, na maioria das vezes, não possui recursos que permitam sua participação em feiras e eventos em outros estados. Mesmo com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), muitos profissionais possuem limitações que os impedem de viajar. Dessa forma, a Expedição Alagoas permite que o lojista venha até o artesão, conhecendo, in loco, as peças e o trabalho alagoano”, explica Daniela Vasconcelos.

Garantindo a celeridade da comercialização, os artesãos fazem negócios e estabelecem parcerias durante o contato com os empresários. Dentre os participantes da expedição, estão proprietários de lojas e galerias das cidades de São Paulo (SP), Taubaté (SP), Ribeirão Preto (SP) e Florianópolis (SC).

Roteiro

Para este sábado (02), a programação prevê a visita ao Instituto do Bordado Filé, na Massagueira, e ao ceramista João das Alagoas, no município de Capela. No município de Viçosa, os integrantes da expedição vão conhecer o trabalho de Nílson, que produz cenas em miniaturas esculpidas em madeira.

Em União dos Palmares, ainda no sábado (02), é a vez da Mestra Irinéia apresentar suas famosas esculturas em barro. A expedição é encerrada no domingo (03).

Percorrendo diversos municípios, os empresários já visitaram, até agora, o Pontal do Coruripe, referência na produção do artesanato em Fibra de Ouricuri; o município Feliz Deserto, em busca da Fibra de Taboa; Penedo, com o bordado Ponto Cheio; Piranhas, Pão de Açúcar, e a Associação PatchArt, em Boca da Mata.

Os artesãos de Lagoa da Canoa e Batalha também receberam os lojistas, que conheceram de perto o trabalho dos mestres em esculturas de madeira.