Geral

JOGOS OLÍMPICOS: Esquema de segurança será definido até o fim da semana

19/04/2016
JOGOS OLÍMPICOS: Esquema de segurança será definido até o fim da semana
Esquema de segurança está quase concluído para passagem da Tocha Olímpica pelo País e pelo Estado (Foto:megacurioso.com.br)

Esquema de segurança está quase concluído para passagem da Tocha Olímpica pelo País e pelo Estado (Foto:megacurioso.com.br)

O esquema de segurança e defesa das cidades que receberão o revezamento da Tocha Olímpica, em maio, será concluído até o final desta semana pela  Agência Brasileira de Inteligência, a  Abin.  A Associação fez uma análise de todos os municípios que receberão a tocha olímpica, no mês que vem, para tentar identificar possíveis pontos de ataques terroristas, como chegou a ser cogitado pelo Grupo islâmico.

O diretor-geral da Abin, Wilson Roberto Trezza, informou que o País está preparado para enfrentar ameaças terroristas durante os Jogos Olímpicos.  “A Abin vem trabalhando na prevenção ao terror em grandes eventos desde 2007, com os Jogos Pan-Americanos. Desde então, passamos por uma série de competições esportivas e eventos internacionais com total segurança”, afirma Wilson.

A Abin já havia confirmado, na semana passada, que o Brasil teria sido ameaçado no final de 2015. A ameaça partiu de um dos líderes do grupo extremista Estado Islâmico, identificado como Máxime Harchard, uma semana após o atentado em Paris, que matou 129 pessoas. A ameaça teria acontecido através do Twitter.

 A Abin encaminhou um aviso de advertência para que todas as cidades que participarão do revezamento reforcem a segurança durante o trajeto.

Em Alagoas, o símbolo olímpico passará por Maceió, São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Murici e União dos Palmares, nesta ordem.

A operação irá envolver a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SMCCU [Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano], SMTT [Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito] e Forças Armadas.

Na semana passada, no Rio de Janeiro, o diretor de Contraterrorismo da Abin, Luiz Alberto Sallaberry, falou que o País tem probabilidades de ser alvo de ataques, devido aos recentes atentados terroristas em outros países.

Para evitar possíveis ataques terroristas, profissionais de setores estratégicos e intercâmbio estão sendo capacitados com experiências de outros países.

ARAPIRACA – Em Arapiraca, a Tocha dos Jogos Olímpicos vai passar na última semana de maio. Ela passará em pelo menos oito bairros: Jardim Esperança, Senador Nilo Coelho, Cavaco, Eldorado, Centro, Alto do Cruzeiro, Senador Teotônio Vilela e Santa Edwiges, tendo a rua Expedicionários Brasileiros como um dos principais corredores.

“Nosso país receberá pela primeira vez em sua história os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que acontecerão no Rio de Janeiro, e nossa Arapiraca será um dos cenários do Revezamento da Chama Olímpica. Isto, para nós, é um momento único em nossa história esportiva, algo para ficar marcado em nossos corações, dada a magnitude do que representa um evento desses tanto para os desportistas quanto para o próprio povo”, disse a prefeita Célia Rocha.