Geral

Jaraguá Vivo inicia city tour cultural nesta terça-feira (12)

11/04/2016
Jaraguá Vivo inicia city tour cultural nesta terça-feira (12)
Celeiro de casarios coloniais seculares, Jaraguá Vivo inicia nesta terça (12) city tour cultural como muita arte, gastronomia e arquitetura que serão apresentados aos turistas em roteiro noturno (Foto: André Palmeira)

Celeiro de casarios coloniais seculares, Jaraguá Vivo inicia nesta terça (12) city tour cultural como muita arte, gastronomia e arquitetura que serão apresentados aos turistas em roteiro noturno (Foto: André Palmeira)

Celeiro de casarios coloniais e fachadas seculares, o bairro do Jaraguá exala tradição e história, em ruas que abrigam alguns dos principais instrumentos do turismo cultural de Alagoas. Para promover a diversificação da oferta turística, será lançado nesta terça-feira (12), das 19h às 21h, o projeto Jaraguá Vivo, um circuito noturno que alia cultura, arquitetura, arte e gastronomia em Maceió.

Acompanhados de guias, os visitantes terão a oportunidade de vivenciar a experiência cultural de um city tour pelas ruas históricas do bairro, que propicia a visita ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), à Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo e ao Museu de Imagem e do Som de Alagoas (Misa), que abriga a exposição “A mais Bela Morada do Sol – 200 anos de Maceió”.

A exposição faz uma retrospectiva histórica, sociológica e fotográfica da capital alagoana, que em 5 de dezembro de 1815, ainda como Vila de Maceió, se desmembrara da então Vila de Alagoas, tornando-se cidade.

“Maceió deve muito de seu desenvolvimento ao Porto de Jaraguá, que possuía uma localização privilegiada na primeira capitania. Para o projeto Jaraguá Vivo, os guias foram capacitados e vão levar o turista a uma viagem no tempo, contando a história do bairro através do turismo cultural, uma das apostas do segmento”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

A visita à Praça Dois Leões; Sindicato dos Estivadores de Alagoas; Associação Comercial de Maceió e a Fundação Teotônio Vilela encerra o roteiro.

De acordo com o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, o lançamento marca um momento muito positivo para o turismo da cidade.

 “A parceria com o trade, os guias locais e os espaços culturais nos permitiram oferecer um produto inovador que revela a nossa diversidade, nossa cultura, nossa riqueza arquitetônica e uma cena noturna que se renova com atrações de altíssima qualidade. Tudo isso em um espaço estratégico entre o centro e a orla principal, à beira-mar, em uma região extremamente cênica que tem muito a contar sobre nossas raízes. O Jaraguá Vivo revela uma Maceió viva, que além de uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil, esbanja história, arte e cultura”, ressalta o dirigente.

Para Mellina Freitas, secretária de Cultura do Estado de Alagoas, a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura tem a intenção de diversificar as estratégias junto aos turistas que visitam Alagoas motivados pelo sol e mar, mas também ávidos por conhecer a cultura, tradições e história.

Após o roteiro, o encerramento vai contar com apresentações de jazz no Rex Bar, além da participação do “Carro de Chef”, uma associação de food trucks oferecerá diferentes opções gastronômicas.

Rede hoteleira

Além de agradar os visitantes, o novo produto tem gerado expectativas entre a rede hoteleira de Alagoas. De acordo com a diretora da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), Teresa Bandeira, os empresários enxergam o projeto como uma opção de vida noturna na capital.

“As expectativas são positivas e esperamos que o lançamento do tour  movimente, ainda mais, a noite de Maceió. Entendemos que quanto maior a diversidade da oferta turística, mais completa será a experiência do visitante”, ressalta Teresa Bandeira.

O novo produto será comercializado pelas empresas de receptivos de Maceió e realizado sempre as terças-feiras. A expectativa é levar cerca de 600 pessoas por noite para participar do projeto.