Artigos

A imagem da Aparecida

29/04/2016
A imagem da Aparecida

No ano passado, precisamente no dia 19 de outubro, foi publicado um artigo meu sob o título Nossa Senhora Aparecida. Recordando algo do que escrevi, lembrei que o governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais foi recepcionado, quando de sua passagem pela vila de Guaratinguetá.

Vários pescadores foram convocados para pescar a fim de enriquecer o banquete do mencionado governador. Ocorre que Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia foram céleres pescar. Lançaram muitas vezes a rede mas nem um peixe conseguiram capturar.

Já desanimados, talvez como despedida da pesca, a rede foi lançada. Eis que veio nela uma imagem de Nossa Senhora, enegrecida por ter permanecida sob as águas muito tempo. A imagem era de barro mas não tinha a cabeça.

Lançada a rede outra vez, veio a cabeça da imagem. Impressionados pelo evento, a rede foi lançada mais uma vez nas águas. E a pesca foi abundante. Em 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida padroeira principal do Brasil. Em 1967 o Papa Paulo VI ofereceu ao santuário de Aparecida uma Rosa de Ouro.

Em julho de 1980 João Paulo II fez a visita histórica ao Santuário. Na missa campal, João Paulo II terminou sua pregação com estas palavras: “Nossa Senhora Aparecida, abençoai este vosso Santuário e os que nele trabalham, abençoai este povo que aqui ora e canta, abençoai todos os vossos filhos, abençoai o Brasil. Amém”.

O Papa Francisco também esteve no Santuário da Aparecida. Lá celebrou uma missa. Além do mais, prometeu voltar ao Brasil, para, junto aos que habitam este País, celebrar o terceiro centenário do encontro da imagem da Virgem Maria. Isso ocorrerá no próximo ano (2017).

Eis a razão pela qual foram entregues réplicas da imagem de Nossa Senhora Aparecida às dioceses do Brasil, como preparação para a celebração solene dos 300 anos do encontro que tiveram os 3 pescadores com a mencionada imagem.

É bom lembrar que o ano de 1978 um jovem de 19 anos, talvez desequilibrado mental, resolveu,, numa tarde chuvosa, tirar do altar a pequenina imagem de apenas 36 centímetros, e jogá-la com violência no chão da igreja. Diz Rodrigo Alvarez: “O barro que se quebrara fora preservado. A restauradora Maria Helena Chartuni precisou de dois tipos de cola e 33 dias para fazer uma nova massa e praticamente uma nova imagem, aproveitando o máximo possível da santinha original”.

Diz ainda Rodrigo Alvarez que foi como uma cirurgia plástica de reconstrução total do corpo… A verdade é que em todas as dioceses do Brasil estará uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que será levada às igrejas, aos colégios e a vários lugares como preparação para a grande celebração do terceiro centenário do encontro da imagem que jazia no leito do rio Paraíba do Sul em São Paulo.

E o Papa estará presidindo a solene celebração eucarística.