Geral

IMA e ICMBio farão reposição de sinalização náutica em Paripueira e Barra de Santo Antonio

19/04/2016
IMA e ICMBio farão reposição de sinalização náutica em Paripueira e Barra de Santo Antonio
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) fechou uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na última segunda-feira (18), para fazer a reposição da sinalização náutica nos municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio.

Em conformidade com a resolução nº 04/96, do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), os órgãos firmaram um acordo para realizar a implantação de uma nova sinalização náutica dos corredores de navegação existentes nos municípios.

A resolução disciplina o tráfego e fundeio de embarcações na região costeira para proteger e preservar os bancos de recifes de corais e de algas e do peixe-boi marinho.

“Durante mais de 10 anos, o IMA faz a sinalização da área. Mas o material é sempre danificado ou até mesmo retirado do local. As boias anteriores eram de alto custo, desta vez serão utilizadas boias com materiais reciclados”, afirmou Ricardo César, coordenador de Gerência Costeira do Instituto.

O novo padrão utilizado na confecção do material de sinalização é o mesmo modelo que está sendo utilizado para sinalização da Piscina do Amor. As boias recicladas minimizam a degradação ambiental, além de diminuir os custos devido aos frequentes furtos.

A previsão é que as novas boias e demais sinalizações sejam instaladas em até 45 dias.