Geral

HGE prestou assistência a quase mil pessoas no feriado de Tiradentes

22/04/2016
HGE prestou assistência a quase mil pessoas no feriado de Tiradentes
Foram 711 atendimentos registrados (Foto: Carla Cleto)

Foram 711 atendimentos registrados (Foto: Carla Cleto)

O Hospital Geral do Estado (HGE), referência para o atendimento de Alta Complexidade em urgência e emergência, realizou 962 atendimentos no feriado de Tiradentes. A equipe multiprofissional prestou assistência a 711 pacientes em decorrência de casos clínicos, 174 acidentes casuais, 44 acidentes de trânsito, nove agressões, 21 acidentes de trabalho, duas queimaduras e uma tentativa de suicídio.

Dos 44 pacientes atendidos devido a acidentes de trânsito, 19 foram vítimas de ocorrências com motocicleta, 15 sofreram lesões em decorrências de colisões, seis foram atendidos após serem atropelados, três se envolveram acidentes com bicicletas e uma pessoa deu entrada no HGE após o automóvel em que trafegava ter capotado.

Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu durante o feriado 1.369 ligações telefônicas. Destas, 71,72% (317) foram de trotes em Arapiraca e 64,29% (596) trotes em Maceió. Essa foi a primeira vez, nos últimos cinco anos, que o Samu de Maceió teve o número de ligações inferior a mil. Em Arapiraca, foram 442.

Os atendimentos em Maceió foram 116 e em Arapiraca foram 64. No quesito acidente de trânsito, Arapiraca continua com um índice elevado, apesar de ter pouco mais de 200 mil habitantes; o número foi nove. Em Maceió, que tem pouco mais de 1 milhão de habitantes, o número foi sete.

Durante o feriado de Tiradentes o Samu Maceió fez três atendimentos psiquiátricos. O número de vítimas de arma de fogo e branca foram quatro, sendo todas em Maceió. O Samu Arapiraca não recebeu nenhum registro.

Hemorrede – Durante o feriado foram liberadas 17 bolsas de sangue para as unidades hospitalares. Desse total, sete foram para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, que mais uma vez foi a unidade que consumiu a maioria das bolsas de sangue liberadas.