Geral

Governo constrói um novo cenário na contratação de efetivos militares em AL

19/04/2016
Governo constrói um novo cenário na contratação de efetivos militares em AL
Proposta projeta um total de 9.500 homens, cerca de dois mil a mais da quantia existente atualmente (Foto: Márcio Ferreira)

Proposta projeta um total de 9.500 homens, cerca de dois mil a mais da quantia existente atualmente (Foto: Márcio Ferreira)

Um cenário de transformações está sendo construindo no segmento de segurança pública em Alagoas. Com criatividade e um trabalho estratégico no desenvolvimento de uma nova Alagoas, o governador Renan Filho assume o compromisso de mudar a realidade de retrocesso na contratação de efetivo militares na região. A proposta é que, até o final da gestão, o Estado conte com 9500 policiais, cerca de dois mil a mais da quantia existente atualmente.

“Desde a década de 90, temos visto governadores receberem a gestão com uma quantidade de efetivos e ao final do mandato reduzir expressivamente o número destes profissionais. Nós vamos mudar esse contexto. Com esse projeto, quero ser o primeiro governador depois de mais de 20 anos, a fomentar o número de policiais na rua. Será uma proposta inovadora, moderna e, sobretudo, transparente, na qual a principal beneficiada será a comunidade alagoana”, ressalta Renan Filho.

Fruto de uma discussão criativa das secretarias de Segurança Pública e da Fazenda, a proposta engloba além da contratação de novos policiais, uma proposta de reforma no quesito previdenciário dos militares. A ideia é estender o tempo de trabalho dos profissionais e proporcionar um benefício com remuneração à categoria. O projeto funcionaria por meio de sistema de adesão com o objetivo de minimizar o volume de aposentadorias ao longo da gestão, como explica o governador.

“Estamos fazendo algo inédito. Esta reforma na previdência nunca foi discutida com a categoria dos militares anteriormente. O nosso intuito é prolongar a atuação destes profissionais, que geralmente se aposentam entre 48 e 50 anos, e em contrapartida contemplar os alagoanos com o fomento de ações voltadas para a segurança pública. Será uma grande mudança para o nosso Estado, não queremos fazer um governo normal, vamos usar de criatividade e muita transparência”, pontua o chefe do Executivo.