Geral

Fora do Eixo: Hóquei sobre grama – novidade e estreia brasileira na Rio 2016

08/04/2016
Fora do Eixo: Hóquei sobre grama – novidade e estreia brasileira na Rio 2016
(Foto: ESPN.com.br) Fora do eixo - Hockey na Grama

(Foto: ESPN.com.br) Fora do eixo – Hockey na Grama

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão os primeiros da história disputados na América do Sul. A edição carioca terá 42 modalidades, entre elas o rugby e o golfe, que estão de volta à maior competição esportiva do mundo depois de muitos anos. Até a data da cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto de 2016, o ESPN.com.br trará, sempre na primeira semana de cada mês, o quadro “Fora do Eixo”, com o objetivo de contar um pouco mais sobre dez esportes que não são tão conhecidos – alguns, nem um pouco tradicionais – do grande público brasileiro: como são disputados, desde quando fazem parte do programa olímpico, qual sua origem, quais os atletas do Brasil que podem brigar por boas colocações, entre outras informações para você ficar por dentro.

COMO É?

Assim como no futebol, a emoção do hóquei sobre a grama é pelos gols marcados. Cada equipe conta 11 jogadores, incluindo o goleiro, que é o único que pode tocar a bola com o corpo e, por isso, usa proteção na cabeça, no tronco, nas pernas e nos braços. Conduzindo a bola com um taco, o objetivo é chegar ao lado adversário e acertar a rede. Vence o time que marcar mais em 60 minutos.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, serão quatro tempos de quinze minutos, substituindo os dois tempos de 35 que foram utilizados em Londres-2012. Em caso de empate em partidas eliminatórias, haverá disputa de pênaltis em que os atletas têm oito segundos para definir.

Em 1886, a modalidade passou por uma mudança: foi criada a área de arremesso, marcada com um semicírculo a uma distância de 14,63m da linha de fundo. Os gols só valem se o arremesso sair de dentro dessa área.

Fora do eixo - Hockey na Grama© ESPN.com.br Fora do eixo – Hockey na Grama

Antes desse círculo, existe uma marcação pontilhada. Quando há falta não intencional entre as duas linhas, é cobrado um escanteio, lance em que a bola é rolada para dentro da área com os jogadores de ataque posicionados fora dela e os de defesa atrás da linha de fundo.

O campo do hóquei sobre a grama era de grama natural, até 1970. Depois disso, foi adotada a grama sintética, que deu mais velocidade ao jogo. As medidas são 91,4m de comprimento por 55m de largura.

São dois árbitros por partida, um de cada lado do campo. Não é permitido erguer o taco acima da linha dos ombros nem lançar a bola na direção de outro jogador propositalmente. Em caso de uma falta dentro da área, é cobrado pênalti a uma distância de 6,4m do gol.

A bola é feita de plástico e cortiça, pesa cerca de 160 gramas e possui 2,3 cm de circunferência. Os tacos são feitos de fibra de carbono kevlar e fibra de vidro, pesam entre 350 e 700 gramas e não podem ultrapassar 5 cm de diâmetro. O gol tem 2,14 metros de altura por 3,66 de largura.

brasil hoquei sobre grama pan toronto divulgacao© Divulgação brasil hoquei sobre grama pan toronto divulgacao

Sistema de disputa – Tanto no masculino quanto no feminino, são dois grupos com seis equipes em cada. Os times jogam entre si dentro da chave e os quatro melhores de cada um avançam para as quartas de final. Vitória vale três pontos, empate um e derrota nenhum.

Quando estreou nos jogos olímpicos?

O hóquei sobre grama estreou nos Jogos Olímpicos em Londres, em 1908, como esporte de exibição, e começou a contar para o quadro oficial de medalhas apenas em 1928, em Amsterdã. A modalidade ficou fora da Olimpíada nas edições de Estocolmo-1912 e de Paris-1924. Até Montreal-1976, só foi disputado na categoria masculina. As mulheres começaram a brigar por medalhas em Moscou-1980.

Onde será disputado?

Centro Olímpico de Hóquei, Deodoro

Quando?

6 a 19 de agosto

História

O hóquei sobre grama é um dos esportes de competição mais antigos da história da humanidade. Não se sabe ao certo quando ele começou a ser praticado, mas há vestígios de figuras de homens praticando este esporte há 4000 anos, em tumbas faraônicas no Vale do Nilo, no Egito.

holanda alemanha hoquei sobre grama getty© Getty holanda alemanha hoquei sobre grama getty

A modalidade, como é praticada nos dias de hoje, foi desenvolvida em meados do século XIX, quando se tornou matéria obrigatória em colégios ingleses. Já com muitos adeptos nas universidades, as primeiras regras foram oficializadas em 1852. Logo surgiu o primeiro clube, o Blackheath Football and Hockey Club, de Londres, em 1861.

O primeiro jogo internacional da modalidade foi disputado em 1890, e o primeiro campeonato internacional em 1895. Na virada para o século XX, foi criada a Federação Internacional de Hóquei, que unificou as regras internacionais, com a união das associações da Inglaterra, da Escócia, da Irlanda e do País de Gales.

No Brasil, a história do hóquei sobre grama começou no fim do século XIX, com os ingleses que viajavam para o País a trabalho. Porém, a estreia da primeira seleção brasileira (masculina) foi no Campeonato Sul-Americano de Santiago, no Chile, em 1998.

Curiosidade

O hóquei sobre grama é o único esporte coletivo que já viu países de todos os continentes conquistarem medalhas nos Jogos Olímpicos, seja de ouro, prata ou bronze. Na América, a seleção que já subiu ao pódio numa Olimpíada foi a da Argentina, com prata em Sidney-2000 e Londres-2000 e bronze em Atenas-2004 e Pequim-2008, todas no torneio feminino.

Fique de olho

“No masculino, Alemanha (atual campeã olímpica), Austrália (campeã mundial em 2014), Holanda e Argentina são as grandes potências mundiais hoje e as favoritas para conquistar o ouro no Rio. Os argentinos correm um pouco por fora.” – Christian Quintão, preparador da seleção brasileira masculina de hóquei sobre grama.

Entre as mulheres, as principais seleções são a Holanda (campeã em Londres-2012 e na Copa do Mundo de 2014), a Nova Zelândia (medalha de prata na Liga Mundial de 2015) e a Argentina (ouro na Liga Mundial de 2015).

E o Brasil?

Mesmo na condição de país sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil não tinha vaga assegurada no hóquei sobre grama. A seleção masculina carimbou sua classificação ao ficar em quarto nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, disputado em julho do ano passado. As mulheres, no entanto, por imposição da FIH (Federação Internacional de Hóquei) precisavam ficar entre as 40 melhores no ranking mundial, e não conseguiram.

Será a primeira vez na história que o Brasil disputará o torneio de hóquei sobre grama em uma edição de Olimpíada. Para tentar uma boa colocação, intensificou a preparação. Desde 2012, os atletas têm viajado pra ganhar experiência. No momento, estão na Argentina – potência mundial – treinando e disputando amistosos com a equipe principal e sub 21 dos Hermanos e ficarão lá até maio.

“Chance de medalha sempre tem, mas é muito difícil. Temos pouca tradição no esporte, e existem seleções com muita tradição, muito fortes. O objetivo é passar da primeira fase. No hóquei, não é como no futebol; não tem zebra: ou você é bom ou não é.” – Christian Quintão, preparador da seleção brasileira masculina de hóquei sobre grama.