Geral

Empresa de Alagoas vence etapa Nacional do MPE Brasil, em Brasília

13/04/2016
Empresa de Alagoas vence etapa Nacional do MPE Brasil, em Brasília
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Com muita emoção, a empresa alagoana Fazenda Padre Cícero, do município de Cacimbinhas, volta a Alagoas com o troféu de vencedora, na etapa Nacional, da categoria Agronegócios, do prêmio MPE Brasil. Já como finalista, a empresa Destak Magazine, de Marechal Deodoro, recebe o reconhecimento na categoria Comércio. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (13), no Centro de Eventos Brasília 21, na capital federal.

“Saí do interior do estado, conheci Brasília e ainda volto para a minha casa com um presente deste. Estou praticamente realizando alguns sonhos da minha vida, estou muito feliz pelo reconhecimento ao meu negócio, que é simples e feito com muita responsabilidade e comprometimento. Então, nunca desistam dos seus sonhos, eles podem ser realizados, não parem de tentar”, disse, emocionado, o empresário e agricultor Zé Moreno.

Este é o terceiro ano consecutivo que Alagoas é bem representado frente ao cenário empresarial do país, com empresas vencedoras e finalistas. Ganharam, também, empresas dos estados de Mato Grosso do Sul (1), Santa Catarina (1), Espírito Santo (1), Bahia (2), Paraná (1), Piauí (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (2). Todas foram reconhecidas pelas melhores práticas de gestão, alinhadas ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

“Mesmo em meio a um cenário adverso em que vivemos na política e na economia, Alagoas se destaca no mercado nacional. Isso é a prova de que investir em gestão é possível, além de proporcionar um diferencial à organização que segue e aplica o MEG com muito engajamento e responsabilidade. Estamos muito felizes com os resultados alcançados pelos esforços mútuos”, frisou Adriana Spenner, gestora do MPE Brasil, etapa estadual pelo Sebrae em Alagoas.

Mais de 65 mil Micro e Pequenas Empresas de todo o país candidataram-se ao prêmio no ciclo 2015, das quais 2.417 só em Alagoas. Deste total, seis foram ganhadoras na etapa estadual e, também, foram a Brasília receber a placa de reconhecimento pela premiação em seu estado, entre elas: Biscoitos Caseiros D’Licia, na categoria Indústria; Destak Magazine, na categoria Comércio; Fonoclin, em Serviços de Saúde; Pousada Barra Velha, em Serviços de Turismo; P!us Agência Digital, na categoria Tecnologia da Informação e Fazenda Padre Cícero, Agronegócio.

Desafios do Empreendedor

Com o tema ‘O Brasil atual e os Desafios do Empreendedor’, o empresário e presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, ministrou palestra para os 98 representantes das empresas vencedoras do país. Durante a apresentação, Gerdau ressaltou a importância do MPE Brasil, da valorização dos clientes para cada Micro e Pequena Empresa, assim como, os seus stakeholders, principalmente em tempos de crise.

“Esse prêmio possibilita, a qualquer empresário, uma forma organizada e bem estruturada sobre a atual situação do seu negócio. Essa alfabetização gerencial que o prêmio proporciona é uma peça-chave para enfrentar qualquer adversidade que surja. As crises provocam sofrimentos enormes, mas elas têm uma vantagem, pois nos aprimoram enormemente. É justamente neste período que a capacidade de análise em busca de soluções, aumenta a criatividade do empresário”, destacou o presidente do Conselho do MBC.

De acordo com dados do Ministério da Micro e Pequena Empresa, mais de 52% dos negócios no Brasil, são MPE. Para o presidente do Sebrae Nacional, Afif Domingues, o Brasil é o país do empreendedorismo, pois mesmo em meio às diversas burocracias que o gestor enfrenta na hora de abrir o seu negócio, ele segue firme no seu propósito. Domingues reconhece que a atual conjuntura não é tão favorável aos pequenos negócios, mas afirma que vale a pena investir na melhoria contínua.

“Vocês ganham prêmio porque têm capacidade, têm estrutura e colaboradores que vestem a camisa da empresa. Vocês podem contar com o Sebrae como fiel parceiro, alinhando e aprimorando o que for necessário para o crescimento das organizações. Eu acredito no Brasil, mas sobretudo, na força empreendedora deste país. Parabéns a todos pelo brilhante reconhecimento”, declarou o presidente.

Inscrições ciclo 2016

Os empresários interessados em concorrer ao MPE Brasil 2016, etapa estadual, já podem se inscrever gratuitamente através do site www.alagoascompetitiva.org.br. Os participantes recebem uma avaliação da gestão de suas empresas e ficam mais bem preparados para alcançar os objetivos. Mais informações também podem ser obtidas na sede do Sebrae em Alagoas, localizada no Centro de Maceió.

As empresas interessadas devem se enquadrar em características de normas nacionais, tais como: receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, ter completado pelo menos um ano fiscal, ter domicílio fiscal no estado de Alagoas e comprovar regularidade fiscal e estatuária da empresa inscrita. Além disso, devem estar ligadas a uma destas categorias: Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de Turismo e Serviços (empresas que não se enquadrem nas categorias supracitadas). Os inscritos poderão ainda optar por se candidatar ao ‘Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social’ e ‘Destaque de Inovação’.

Para Isabella Bezerra, superintendente do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), a participação no prêmio aumenta a competitividade dos negócios e estimula o engajamento corporativo. “Indicamos o prêmio às empresas que queiram aprimorar a gestão e alinha-la a partir de critérios internacionalmente reconhecidos, praticados em organizações de todo o mundo, afinal acreditamos que excelência na gestão é o interesse de todos os empresários”, ressaltou.