Geral

Barça promete ‘melhor estádio do mundo’

22/04/2016
Barça promete ‘melhor estádio do mundo’
(Foto: FC Barcelona Site Oficial)

(Foto: FC Barcelona Site Oficial)

Em evento na manhã desta quinta-feira, a diretoria do Barcelona apresentou o projeto do Novo Camp Nou (Nou Camp Nou, em catalão), com uma série de melhorias que serão implantadas no estádio nos próximos quatro anos, transformando a tradicional arena no “melhor estádio do mundo”, segundo os próprios cartolas bradaram.

O projeto é de autoria do escritório japonês Nikken Sekkei, responsável pela construção da Tokyo Skytree, a construção mais alta do Japão, com 634m. Será feito em parceria com outro famoso escritório espanhol, o Pascual y Ausió Arquitectes.

Jogadores e ex-atletas do clube, além de conselheiros influentes e sócios, também estiveram no evento, que mostrou um vídeo com o plano de reformas, monstrando como o estádio vai ser modificado a cada semestre.

Além da própria estrutura do Camp Nou, seu entorno também sofrerá diversas melhorias, ganhando um parque aberto para ser usado pela população de Barcelona. Não à toa, oslogan do projeto é “Um sonho aberto ao mundo”.

“Barcelona e todo o bairro desfrutarão de um espaço aberto, novo e moderno. Será um novo ícone de nossa cidade”, prometeu o presidente do clube blaugrana, Josep Maria Bartomeu.

O mandatário também reconheceu que hoje o Camp Nou é um estádio envelhecido, muito atrás de arenas modernas no padrão Fifa. No entanto, ele assegurou que em breve os atletas e torcedores poderão aproveitar “a melhor estrutura do mundo”.

Barcelona Jogadores Posam Maquete Novo Camp Nou 21/04/2016

© Divulgação/FC Barcelona Barcelona Jogadores Posam Maquete Novo Camp Nou 21/04/2016

“Este estádio está ficando velho. Foi o melhor do mundo, mas já não é mais. Agora, temos um projeto especial, que será um motor econômico para a cidade”, salientou.

“Queremos um estádio mais democrático e com os serviços melhorados. E os jogadores terão também a melhor estrutura para desempenharem seu futebol”, acrescentou.

Segundo os cartolas do clube, o Barça não deixará de disputar “uma partida sequer” durante os quatro anos em que as reformas serão feitas.

Uma das principais mudanças será a instalação de uma cobertura em todo o estádio, que ficará parecido com a Allianz Arena, do Bayern de Munique, já que terá luzes nas cores do clube.

“O Barça dá, mais uma vez, um passo muito importante em sua história. O Novo Camp Nou será uma referência para todo o mundo”, apostou o meia Iniesta.

A capacidade de público do Camp Nou, inclusive, não deve ser muito alterada após o término das obras, ficando com cerca de 99,3 mil torcedores.