Geral

Aulas de campo dinamizam atividades pedagógicas para socioeducandos

22/04/2016
Aulas de campo dinamizam atividades pedagógicas para socioeducandos
Adolescentes visitaram o Jardineto Botânico e o Herbário MAC, mantidos pelo IMA (Foto: Ascom/Seprev)

Adolescentes visitaram o Jardineto Botânico e o Herbário MAC, mantidos pelo IMA (Foto: Ascom/Seprev)

A Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), ligada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), vem transformando as ações psicopedagógicas com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Esta semana, jovens da Unidade de Internação Masculina Extensão I (UIME I) participaram de aulas de campo que enriqueceram seus conhecimentos.

 

Os adolescentes visitaram o Jardineto Botânico, que reúne plantas nativas e exóticas da fauna e flora alagoana, além do Herbário MAC, que possui um grande acervo de plantas da biodiversidade do Estado, todas desidratadas, catalogadas e identificadas.

A aula, uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), proporcionou o estudo da vegetação alagoana de forma lúdica e despertar a consciência para a preservação das plantas e da manutenção dos recursos naturais.

Os socioeducandos tiveram ainda a oportunidade de visitar o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares.

“Abordamos a importância do Quilombo na história da resistência negra no Brasil e levamos os jovens para conhecer as edificações significativas dos quilombolas, reconstruídas em tamanho natural. Foi gratificante poder trabalhar o senso crítico dos adolescentes”, explicou Ari de Oliveira, educador social da Sumese.

 

Para a supervisora da UIME I, Nadja Maria da Silva, as aulas de campo são oportunidades que afloram nos adolescentes a descoberta de novos mundos de conhecimentos. “É também um momento integrador dos servidores com os adolescentes, visto que todos acabam participando das aulas de forma interativa”, enfatizou.

As atividades integram o novo modelo de gestão da Sumese, que vem traçando um novo jeito de cuidar dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. As ações incluem ainda um cronograma de atividades pedagógicas, de lazer, de capacitação dos agentes, entre outras.