Geral

Alagoanos participam de Conferência Nacional da Pessoa Idosa, em Brasília

22/04/2016
Alagoanos participam de Conferência Nacional da Pessoa Idosa, em Brasília
Pleitos e demandas da terceira idade serão debatidos na capital federal (Foto: Divulgação)

Pleitos e demandas da terceira idade serão debatidos na capital federal (Foto: Divulgação)

Entre os dias 24 e 27 deste mês, um grupo de 12 alagoanos participa, em Brasília, da IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que este ano aborda o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por um Brasil de todas as idades”. Os integrantes da delegação foram definidos em novembro de 2015, durante a conferência estadual.

Antes disso, as discussões já haviam acontecido em seis conferências regionais e cinco municipais, como explicou a gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Betânia Jatobá.

“Há seis anos, o Estado não realizava as conferências dos Direitos da Pessoa Idosa e elas voltaram a acontecer no Governo Renan Filho. A partir desses debates, que ocorreram entre julho a novembro do ano passado, foram elaboradas 20 proposições que serão levadas à Conferência Nacional pela delegação alagoana”, disse a gerente.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antonio Pinaud, destacou a participação direta das comunidades na discussão das políticas públicas para a pessoa idosa, destacando os temas que foram debatidos nos encontros regionais e na conferência estadual.

“Nesses encontros, conduzidos com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, foram discutidos quatro eixos relacionados aos interesses e direitos da pessoa idosa: gestão da política da pessoa idosa, financiamento dos programas e serviços, participação social dos idosos e violência contra a pessoa idosa”, afirmou o secretário.

“O mais importante é ter o envolvimento de quem está na base, atuando diretamente com o idoso, trabalhando as necessidades mais urgentes. Temos certeza de que seremos bem representados na Conferência Nacional e teremos resultados práticos na melhoria das condições da pessoa idosa em Alagoas”, reforçou Pinaud.